No próximo dia 5 e junho, terá lugar em Lisboa, no Auditório Montepio, a conferência “Renovação – ao reabilitar, todos temos a ganhar”, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lisboa.
Este evento vai juntar os agentes do setor com o objetivo de debater os desafios, oportunidades e soluções, nomeadamente a nível dos instrumentos de apoio dirigidos a particulares e de como deverá a indústria posicionar-se perante esta oportunidade.
Durante esta conferência, será apresentado o resultado de um estudo da agência de publicidade BBZ, sobre o potencial do mercado de reabilitação urbana. Vítor Tito, diretor geral da agência, adianta em comunicado de imprensa que «o estudo revelou que o paradigma de vivência com a casa se alterou, sobretudo, fruto do atual enquadramento económico».
Fatores como a dificuldade de acesso ao crédito e a incerteza no futuro levaram ao adiamento da mudança de casa para muitas pessoas, sendo que, por outro lado, existe uma maior predisposição para arrendar atualmente. «Num caso ou noutro, as pessoas estão mais motivadas para realizarem pequenas obras de renovação que permitam melhorar a qualidade de vida, através, por exemplo, da redefinição da utilização do espaço», referiu.
Este estudo analisou, junto dos residentes da Grande Lisboa, as principais motivações para a realização de obras de reabilitação, o que a CML antecipou com a criação do Programa RE9, um novo instrumento de apoio à reabilitação urbana, que será também apresentado na ocasião.
Neste dia, são esperadas as intervenções do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, o arquiteto Manuel Salgado, do Bastonário da Ordem dos Arquitetos, João Santa-Rita, com o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Alberto Matias Ramos e do presidente da AEP, José António Barros, entre outros.
O programa completo do evento pode ser consultado em http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/renovacao
Fonte: VI
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.