17 junho 2014

Mercado imobiliário em ligeira baixa mas continua positivo


Segundo os profissionais do setor imobiliário, o tempo médio de venda de imóveis residenciais passou para 14 meses em maio, quando era de 13 em abril. Um ajuste em baixa do mercado mas continua a situar-se em terreno positivo. 

O mercado imobiliário nacional registou um ligeiro ajustamento em baixa, embora continue a situar-se em terreno positivo, segundo o Imovirtual Market Index (IMI). 

Este barómetro mensal, elaborado pelo portal Imovirtual em parceria com a REVConsultants, revela que o tempo de venda do produto residencial aumentou em maio para perto de 14 meses, mais um mês face ao registado em abril. 

Já o tempo médio de absorção dos arrendamentos revelou um ligeiro aumento aproximando-se dos 5 meses, quando em abril era de 4 meses e meio, refere o mesmo estudo, que resulta da auscultação de profissionais de mediação imobiliária, consultores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis, entre outros. 

Restritividade bancária, instabilidade no mercado de trabalho e redução e poder de compra são apontados por metade dos profissionais do setor como os principais obstáculos a uma recuperação clara. 

Segundo a análise, este comportamento pode ser considerado como reflexo de um conjunto de indicadores, dos quais se destacam, uma aparente deterioração do número de potenciais visitas, negócios concretizados e do próprio dinamismo da atividade. 

Por outro lado, adianta ainda o IMI, no curto prazo, registou-se uma ligeira erosão das expectativas de desenvolvimento da atividade, sobretudo por via de uma crescente incerteza em relação ao ambiente macroeconómico. 

Em relação ao dinamismo da atividade, as expectativas de 55% dos profissionais inquiridos é de melhoria, sendo de realçar que apenas 8% não partilha do otimismo que se começa a respirar no sector.

Fonte: Revista Invest

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.