08 julho 2014

Desempregados vão pagar metade da renda de casa em Gaia


22% das famílias a residir em bairros pediram para baixar a mensalidade em 2013. Novas regras para os fogos sociais permitem deduções a inquilinos sem emprego e a agregados com deficientes a cargo.
Há 691 famílias (22% dos agregados residentes) nos bairros sociais de Gaia que pediram para baixar a renda da casa. O novo regulamento da habitação permitirá que desempregados paguem só 50% da mensalidade.

Cada vez mais moradores solicitam a revisão do valor da renda à Câmara de Gaia. Em 2012, os serviços municipais acolheram 588 solicitações. No ano seguinte, os pedidos subiram para 700 - o que correspondeu a uma perda mensal de 4500 euros no valor cobrado no arrendamento das 3189 habitações ocupadas nos empreendimentos camarários.

Consciente da vulnerabilidade financeira dos inquilinos, o Município alarga agora a possibilidade de redução da mensalidade a desempregados e a famílias com deficientes. A nova proposta do Regulamento Municipal para o Arrendamento de Habitações Sociais determina um corte de 50% no valor da renda por três meses quando o casal perde o emprego ou o titular de uma família monoparental com filhos menores fica desempregado. Findo esse período, os casos serão reavaliados e a redução poderá manter-se. Também quem tem deficientes a cargo poderá beneficiar de uma dedução entre 15% a 25%, dependendo do grau de incapacidade.

Fonte: JN

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.