07 julho 2014

Empresários com casas penhoradas


Empresários com casas penhoradas
Setor da restauração queixa-se de que manutenção do IVA nos 23% está a obrigar donos de cafés a entregar os próprios bens para pagar as contas.

Há donos de cafés e restaurantes que já penhoraram a casa para pagar contas e salários. A denúncia parte da AHRESP, associação do setor da restauração, que admite ao CM que há cada vez mais empresários que têm de optar entre pagar aos funcionários ou liquidar impostos. 

Mário Pereira Gonçalves, presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), acusa o Governo de "teimosia" por manter a taxa de IVA no setor nos 23%, recusando a reposição na taxa intermédia nos 13%, como estava até 2012. A associação diz que já encerraram mais de 50 mil restaurantes e cafés por não suportarem o aumento do IVA e a situação pode não ficar por aqui. "Há muitas PME do setor no limiar de fechar portas, numa altura em que as empresas se estão a valer de todos os ativos que podem. Há empresários que já penhoraram os próprios bens, incluindo a casa onde habitam", explicou ao CM. 

A associação garante que a descida para os 13% permitiria um aumento da receita fiscal para o Estado e a criação de 20 mil postos Mas as perspetivas para 2015 não são as melhores: "Provavelmente, vamos assistir a aumento de impostos, e ai vai ser um descalabro." O Governo recusa baixar o IVA no setor e aponta outros números, nomeadamente um encaixe adicional de 350 milhões de euros em 2 anos deIVA máximo na restauração.

Fonte: Correio da Manhã

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.