23 julho 2014

Luís Lima: "Gold visa e regime fiscal é cereja no bolo para atrair investidores"



"Gold visa e regime fiscal é cereja no bolo para atrair investidores"
O valor dos activos imobiliário são bastante atractivos. Os investidores internacionais voltaram a Portugal e estão a aliviar o mercado imobiliário, comprando, principalmente, os activos de luxo. Na entrevista realizada por e-mail, o presidente da associação do sector defende que os vários programas de incentivo à compra de activos imobiliários são o chamariz perfeito.

Que razões levam os investidores estrangeiros a voltar a investir em Portugal?
Existem vários programas, como por exemplo os Vistos Gold. Estes investidores procuram, regra geral, imóveis mais luxuosos e situados em Lisboa ou na linha de Cascais. Já os que procuram o nosso País ao abrigo do Regime Fiscal para Residentes não habituais são cidadãos que chegaram à reforma com rendimentos suficientes para usufruir da mesma num País como o nosso, e procuram segundas habitações no Algarve ou na região do Douro. Além dos programas, que são tentadores para muitos potenciais investidores, o principal motivo prende-se com o valor dos nossos activos imobiliários, que é seguro, credível e tem uma tendência de valorização. Daquilo que tenho auscultado junto dos investidores internacionais que procuram o nosso mercado, esta vantagem (os gold visa e regime fiscal) é a cereja no topo do bolo.

Os ‘golden visa' desempenham um papel importante?
Claro que sim. Primeiro, porque trazem um volume de investimento para o mercado imobiliário que seria difícil de conseguir doutra forma, sendo possível escoar activos de luxo que, devido à conjuntura económica do País, seriam mais complicados de vender internamente.

Que balanço faz do primeiro semestre de 2014?
O balanço que faço deste primeiro semestre, no mercado imobiliário, é bastante positivo. 
Das transacções imobiliárias concretizadas em Portugal no primeiro trimestre deste ano, 14% foram feitas por investidores estrangeiros, e os que mais procuram o nosso País são os britânicos, chineses, franceses, alemães, brasileiros e espanhóis. Os suíços e os norte-americanos não têm ainda muita expressão no nosso mercado.

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.