Os resultados do inquérito Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de Agosto de 2014 mostram que a atividade de venda continua a crescer, enquanto os preços parecem estar cada vez mais próximos da estabilização. Posto isto, as perspetivas futuras continuam a melhorar. No sector de arrendamento, apesar do aumento da procura e da queda das instruções por parte dos proprietários, as rendas continuam em queda.
No mercado de compra e venda, o aumento das novas instruções de compra acelerou consideravelmente durante o mês de Agosto. Além do mais, tal marca um período inteiro de 12 meses no qual a procura tem aumentado continuamente. Em paralelo, as vendas acordadas cresceram também, ainda que a um ritmo moderado.
De acordo com Josh Miller, Economista Sénior do RICS, “O inquérito de Agosto confirma o surgimento de um cenário de maior estabilidade dos preços, enquanto a recuperação dos indicadores de atividade deve fornecer um suporte adicional. O desemprego registou uma redução significativa relativamente ao ano passado, mas mantém-se elevado. Assim, uma melhoria sustentada quer do mercado de trabalho quer da economia em geral, será essencial para uma possível retoma do mercado imobiliário.”
Os preços das casas mantiveram-se mais ou menos inalterados durante o mês de Agosto e os inquiridos esperam que esta tendência de estabilização se mantenha nos próximos três meses. Entretanto, as expectativas relativas a vendas estão agora mais oscilantes que em qualquer outro momento da história do inquérito (lançado em 2010).
Assim, o índice de confiança nacional aumentou 10 pontos situando-se agora em +23, o valor mais elevado já registado.
Contudo, o mercado de compra e venda do Porto continua a ficar para trás, com os preços ainda em queda e as expectativas em terreno negativo. É também importante notar que os promotores têm reportado melhores condições que os agentes em todas as três regiões analisadas.
No sector de arrendamento, a procura por parte dos arrendatários aumentou, mas tem ainda de se fortificar de forma a traduzir-se nas rendas, que continuam a cair. Essa tendência observa-se apesar de haver uma descida no número de imóveis em oferta dos proprietários. No mercado do Algarve, as rendas não se alteraram e prevê-se que continuem globalmente estáveis no curto prazo.
Ricardo Guimarães, Diretor da Ci, comenta que "Os agentes associam claramente a recuperação do mercado com a procura externa, ligada ao Golden Visa e a programas para residentes não -habituais. Estas medidas legais e fiscais têm sido críticas para a mudança da tendência do mercado. A estabilização da economia em geral está também a contribuir para a melhoria das perspetivas.”
O RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey (PHMS) fornece uma avaliação qualitativa mensal dos sectores de compra e venda e arrendamento com base em cerca de 100 respostas a este inquérito. O PHMS contém uma repartição regional que cobre Lisboa, Porto e Algarve.
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.