18 outubro 2014

Saber decorar a casa gera valorização de 7% a 10%


Rita Miranda, decoradora de interiores, decidiu apostar também no home staging. Garante que uma casa passa a valer mais 7% a 10% com a utilização desse serviço.
Sempre foi apaixonada pela decoração de interiores e desde muito nova mudava as coisas lá em casa. Os pais e amigos diziam-lhe constantemente: «A tua casa nunca está igual, tens sempre algo novo ou mudado de cada vez que te visitamos». Foi com esta paixão que Rita Miranda cresceu, acabando por tirar o curso de Decoração de Interiores e criar uma empresa, a Prateado - Decoração de Interiores.

Mas o seu espírito empreendedor foi mais além e há três anos e meio decidiu alargar os seus horizontes e lançou também o home staging. Para quem não conhece, trata-se de fazer a decoração adequada para vender uma casa. Torná-la atractiva e mostrar as potencialidades do espaço através da decoração de interiores.

Rita Miranda explica como surgiu esta ideia: «Conheci através do BNI, uma organização de networking a que pertenço, uma decoradora de interiores inglesa que me apresentou o conceito. Comecei a investigar e percebi que era pouco desenvolvido em Portugal e poderia ser uma oportunidade de negócio a explorar, visto que nesta altura o mercado necessita de inovação e diferenciação».

Par poder entender o conceito e perceber como se aplica, fez um curso de Home Staging e Redesign: «Adorei a filosofia do negócio e entendi ser uma área de especialização dentro da decoração de Interiores que pode fazer a diferença no imobiliário português».

Negócios mais rápidos

Rita Miranda assegura que o seu trabalho ajuda muito na venda de uma casa, pela diferença face à concorrência. «Nós aparecemos para ajudar os clientes a diferenciarem os seus imóveis de todos os outros. Quem compra um imóvel, seja para investimento ou para uso, deseja uma compra agradável e que traga frutos financeiros», explica.

No fundo, o home staging é a preparação da casa para venda ou arrendamento. Rita garante que o imóvel se negoceiia mais depressa e com uma valorização de 7% a 10% relativamente aos valores de mercado.

Apenas 10% dos compradores vêem o potencial do imóvel

Preparar a casa para o mercado imobiliário é algo que ajuda os proprietários a venderem melhor e os clientes a comprarem com outra noção do potencial do imóvel. «Apenas 10% dos compradores conseguem ver todo o potencial do imóvel, o que significa que estaríamos a deixar 90% fora da equação», adianta Rita.

Rita refere que existem alguns arquitectos, designers de interiores e decoradores que fazem home staging contudo poucos ou quase nenhuns têm a certificação para o fazer.

«Daí que os resultados no investimento inicial serão certamente mais elevados porque acabam por aconselhar ao cliente a compra de novos materiais e produtos. Fiz a minha certificação na 'Home Staging Resource' uma das melhores empresas de home staging nos Estados Unidos da América e sou membro da ASHSR, American Society of Home Stagers and Redesingers. Escolhi fazer uma certificação nos Estados Unidos visto que é o país onde esta especialização existe há mais anos e tem mais resultados», salienta Rita.

Assegura ainda que o home staging não custa nada, pois o retorno de investimento é de 586%. Recebe-se o valor investido e ainda há uma grande valorização.

A Prateado investe na valorização do espaço, na luz e nas possibilidades de cada divisão. Cria a visão do cliente comum para que este se ligue emocionalmente ao imóvel conduzindo à compra/arrendamento.

«Vamos criar o potencial que 90% dos clientes não conseguem ver numa casa vazia», conclui.

Fonte: SOL

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