05 outubro 2014

Salão Imobiliário regressa ao Parque das Nações esta semana


Durante cinco dias, o SIL vai mostrar o que existe no imobiliário português.
Aquele que é o maior salão imobiliário do pais arranca já na próxima quarta-feira, dia 8 e prolonga-se até ao dia 12. A poucos dias da inauguração da 17ª edição do Salão Imobiliário de Lisboa (SIL), a organização do certame assegurada pela AIP - Feiras, Congressos e Eventos, regista um maior dinamismo por parte das empresas do sector em querer marcar lugar no evento, sinal de esperança num mercado que em 2014 começou a registar resultados significativos de crescimento.



"Isto está a correr muito bem, acima até das nossas expectativas. Esperávamos acolher 130 expositores, mais 30% do que no ano passado, mas já recebemos até agora 153 inscrições e temos a expectativa de receber ainda mais", diz Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL. 

A presidir à comissão organizadora do SIL pelo segundo ano consecutivo, Luis Lima (que também dirige a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal - APEMIP) volta a destacar a importância dos investidores estrangeiros no processou de reanimação do mercado imobiliário português. E nesse sentido espera que se mantenha o entusiasmo de investidores estrangeiros como os chineses, franceses e brasileiros que marcou a atividade imobiliária no último ano e meio. 

"A internacionalização é o foco do SIL. E tem sido possível posicionar o salão no mercado externo, o que tem feito toda a diferença", sublinha Luís Lima. Um interesse que o presidente da comissão organizadora do SIL não quer ver desvirtuado com as mais recentes polémicas do sistema bancário. "Em todos os fóruns internacionais em que tenho participado questionam-me sobre o impacto da situação do BES para o imobiliário português. Existe a expectativa de que surjam no mercado ativos com valores mais baixos. Apercebi-me disso num dos encontros em que estive em São Paulo, no Brasil". Mas a verdade é que os brasileiros, diz, estão cada vez mais atentos a Portugal. "Acredito que se vai abrir uma nova rota para Portugal e que os investimentos brasileiros podem mais do que duplicar devido à subida dos preços das casas em Miami, mercado onde eles tradicionalmente investem". 

A turbulência associada ao BES também afetou diretamente a estratégia de financiamento bancário do sector, realça o responsável. "Alguns bancos contavam avançar com campanhas de crédito à habitação em agosto e a verdade é que desistiram. Para bem de todos nós, espero que este processo se resolva rapidamente".

Mas não serão só investidores brasileiros a visitar o SIL. A agenda do salão prevê dias dedicados ao mercado chinês e francês, estando previstas rodadas de negócios com profissionais do setor. "Criámos o International Meeting Point onde vamos dar a conhecer um pouco de Portugal e daquilo que temos para oferecer aos nossos convidados", adianta Sandra Fragoso.

No espaço dedicado à CPLP estarão representados investidores de toda a comunidade lusófona. Nos encontros que serão promovidos pela organização será possível ampliar a rede de contactos e estimular a criação de parcerias. 

Dos leilões de casas até à bolsa de arrendamentos 

Ainda assim, os portugueses continuarão a ser os principais clientes dos expositores que irão ocupar o SIL no Pavilhão 3. Não só para quem quer comprar como para quem quer uma casa para alugar pois volta a replicar-se a iniciativa da Bolsa de Arrendamentos com "milhares de imóveis disponíveis para arrendar de norte a sul do país", acrescenta a gestora do SIL. 

Já os leilões imobiliários organizados pela Euroestates, com 174 imóveis da Caixa Geral de Depósitos poderão trazer boas oportunidades para quem procura primeira habitação ou imóveis para rendimento. As bases de licitação começam a partir dos €35.000. A organização espera atrair à FIL, no Parque das Nações, pelo menos 40 mil visitantes, mais cinco mil do que os registados na edição de 2013. Este ano voltou a apostar-se na lógica dos eventos simultâneos e complementares e por isso quem se deslocar à FIL poderá visitar não só o SI, mas também outras três iniciativas. A Intercasa direcionado para a área de decoração e que abriu as suas portas, na FIL, já este sábado, encerrando também a 12, juntamente com o SIL. 

Integrado na Intercasa, o LxD - Lisboa Design Show vai decorrer de 8 a 12 de outubro. Irá contar com a participação de cerca de 300 designers envolvidos nas suas diferentes formas de expressão desde produto e equipamentos diversos, passando pela moda e a decoração de interiores. Ainda durante estes cinco dias do SIL será também possível dar um pulo ao Festival Vintage que celebra este ano a sua segunda edição. Dirigido aos apaixonados da cultura vintage, o evento oferece uma diversificada gama de produtos que vão da cosmética, moda e acessórios, até à música, decoração e tatuagens passando pelos automóveis e motos

Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.