05 outubro 2014

Alegro Setúbal vai recrutar 1000 pessoas


O centro comercial implicou um investimento global de €110 milhões e abre portas no próximo mês. O Alegro Setúbal está em contagem decrescente nas obras finais do edifício para que tudo esteja a postos para a inauguração oficial a 11 de novembro, dois anos depois do início da intervenção. Este será o primeiro centro comercial da cidade e o primeiro a inaugurar em Portugal após dois anos e meio sem aberturas de novos centros no país. Setúbal era, até agora, a única capital de distrito sem um centro comercial.


€70 milhões foi o investimento aplicado diretamente pela Immochan, imobiliária do grupo Auchan, para esta intervenção que mais do que triplicou o espaço ocupado anteriormente. Assim, para além da renovação do Jumbo, que continuará a ser o espaço-âncora do centro comercial, o número de lojas passou de 40 para as atuais 115 lojas e ainda nove salas de cinema e um health club.

Mas o investimento total ascendeu a €110 milhões e incluiu uma profunda requalificação de toda a envolvente, quer ao nível urbanístico quer paisagístico, incluindo a construção de um viaduto que liga o shopping - situado junto à A2 - à cidade, obras a cargo da autarquia. As acessibilidades foram melhoradas, as vias estão a ser alargadas, rotundas e ciclovias foram criadas, bem como zonas verdes numa área que abrange cerca de 30 mil metros quadrados. 

No local, vive-se em contra-relógio para que tudo esteja a postos dentro de pouco mais de um mês. O prazo de conclusão da obra foi de cerca de dois anos, tal como estava previsto. "E com muito esforço e controlo, o investimento previsto foi aquele que foi efetivamente gasto", garante Mário Costa, diretor-geral da Immochan, que na passada semana acompanhou os jornalistas numa visita ao local. 

A comercialização também está a correr bem, assegura o responsável: "Oito meses antes da inauguração já tínhamos 85% das lojas comercializadas. E agora, a cerca de um mês de abertura, restam-nos apenas quatro lojas". Mais de 90% são marcas que estarão a entrar pela primeira vez em Setúbal. "A Mango, que vai abrir a primeira megastore em Portugal, a H&M, que será a segunda maior do país e que inclui o conceito Home e Kids, a Fnac, Sportzone, entre outras. A Zara já existia em Setúbal mas era uma loja mais pequena".

13 mil candidatos 

Num distrito com uma taxa de desemprego acima de 16% e um, número superior a 60 mil desempregados inscritos nos centros de emprego da região, não será pois de admirar a corrida aos cerca de 1000 postos de trabalho diretos e mais 500 indiretos (para manutenção, segurança, limpeza, entre outras funções) que serão necessários para o pleno funcionamento deste novo Alegro. 

"Fizemos no ano passado um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que criou uma bolsa de emprego a que estão agora a recorrer os nossos lojistas para contratar as pessoas que necessitam, um processo que, entretanto, já se iniciou. No espaço de um ano, recebemos 13 mil candidaturas", diz Mário Costa. 

O protocolo com o IEFP prevê formação e estágios orientados para os clientes que se espera, segundo contas da empresa, ultrapassem as 7,5 milhões de visitas no primeiro ano da de funcionamento do centro.

Integrado num concelho com 125 mil habitantes, o Alegro Setúbal aposta na captação de uma população superior a 300 mil habitantes dos concelhos limítrofes. "Dentro da cidade não temos concorrentes. A nossa concorrência vem do Almada Forum, do Forum Montijo e até dos centros comerciais de Lisboa. Por isso, o primeiro ano vai ser assim um ano de conquista de clientes".

Fonte: Expresso

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