20 outubro 2014

Segmento de luxo em alta dinamiza sector em recuperação


Dos 150 imóveis de luxo comercializados pela Remax em 2013, 47% foram a portugueses. Quem diz que a crise só atinge alguns, acerta em cheio. A performance do mercado imobiliário de luxo é prova disso. A comercialização de imóveis acima dos 500 mil euros está a aumentar de tal forma que as mediadoras começaram a abrir agências dedicadas a esse nicho, com agentes especializados.

A Remax, por exemplo, conhecida por se dedicar ao grande consumo, quer mudar esses paradigma. "Quando se pensa em casas de luxo, o nome Remax não é o primeiro que vem à cabeça, mas é precisamente isso que queremos mudar", confidencia a CEO da Remax Portugal, Beatriz Rubio. Em 2013, esta mediadora vendeu 250 imóveis de luxo e este ano já transaccionou 150. Entretanto, como já tem mais de mil casas de luxo no seu portfólio, chegou a altura de se posicionar nesse segmento. Até 2015, tem como objectivo chegar às 400 casas vendidas e a um volume transaccionado na ordem dos 60 milhões. Para o efeito, pretende abrir mais oito lojas até ao final do ano. Por enquanto, conta com a Remax Collection Chiado.

Apesar do incremento do investimento estrangeiro, muito impulsionado pelos vistos gold e pelo estatuto de residentes não habituais, 47% das 150 transacções realizadas pela Remax o ano passado, neste segmento, foram realizadas com clientes portugueses.

O administrador-geral da Century 21 Portugal, Ricardo Sousa, faz contudo questão de frisar a importância do investimento estrangeiro no desenvolvimento do segmento de luxo. "Embora existam clientes nacionais para este tipo de imóveis, a maioria dos interessados são investidores e fundos internacionais", disse. Esta posição não é de estranhar, até porque a mediadora tem apostado solidamente neste nicho, através da presença e participação contínua, em eventos imobiliários internacionais, onde "este segmento é muito relevante". Além disso, o facto de estar presente em mais de 72 países, também lhe permite tirar partido de sinergias operacionais com a rede internacional da Century 21.

Nas zonas do país onde este segmento é representativo [Lisboa, linha de Cascais, Porto e Algarve], a Century 21 já conta com equipas de profissionais formados e especializadas. A formação é aliás, uma das grandes apostas desta empresa, que faz questão de preparar os agentes para os desafios constantes.

Com os dados do 3.o trimestre, prevê-se que em 2014 a venda de imóveis de mais de meio milhão de euros venha a representar 15 a 20% dos resultados da referida mediadora. Já os imóveis comercializados representam 10% do seu portefólio.

"Segundo as nossas previsões, no final de 2014 estimamos registar um incremento de cerca de 75% no número de transacções deste segmento de imóveis, em relação a 2013", acrescenta ainda Ricardo Sousa.

E o que é um imóvel de luxo? Pode pensar que seja aquele que agregue uma série de características fora de série, em termos de construção, localização, acabamentos, design e arquitectura... E tem razão. Mas não nos podemos esquecer que "é preciso que lhe entre pelos olhos", assegurou Beatriz Rubio.

Fonte: iOnline

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