08 novembro 2014

Venda de casas baixou no primeiro semestre


Mesmo com a recuperação de algum optimismo no mercado residencial, ainda se verificou uma queda de 1,8% na venda de casas até Junho deste ano face ao mesmo período de 2013. 
Apesar de algum optimismo no mercado imobiliário e de haver há muito o desejo de um crescimento das vendas, nestes últimos meses esse aumento não se tem verificado ao mesmo ritmo de 2013.




Mesmo que não sejam os números preocupantes de outros tempos, oferto é que no primeiro semestre deste ano registou-se um decréscimo de 1,8% no número de casas vendidas relativamente ao mesmo período de 2013. 

De acordo com informação fornecida pelo IRN - Instituto de Registos e Notariado, foram registadas até Junho mais de 25 mil transacções no âmbito do serviço Casa Pronta. 

Em termos consolidados, os balcões Casa Pronta foram responsáveis, desde a sua implementação em Julho de 2007, por cerca de 412 mil procedimentos/títulos, dos quais 6,1% foram registados no primeiro semestre de 2014. 

Quanto ao número de balcões Casa Pronta, em Junho passado havia 335 espalhados pelo país. Houve uma descida de 0,6% face aos 335 no primeiro semestre de 2013. 

Nos primeiros seis meses do ano verificou-se também que o mês mais dinâmico, o que registou um maior número de transações de imóveis, foi Maio. 

E considerando também os meses de Janeiro a Junho, Lisboa, Porto, Aveiro, Setúbal, Braga e Viseu foram os distritos que se destacaram relativamente ao número médio de procedimentos efectuados. Já no acumulado de Julho de 2007 a Junho de 2014 os distritos mais dinâmicos em termos de registos através do Casa Pronta foram sensivelmente os mesmos e quase na mesma ordem: Braga e dera; Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Setúbal. Estes cinco distritos tiveram um peso combinado de 53,5%, cerca de 220 mil ocorrências. 

Já no que se refere aos menos representativos, até Junho salientaram-se os distritos de Portalegre, Bragança, Évora, Castelo Branco juntamente com a Região Autónoma da Madeira. 

Média de 12 procedimentos mensais por balcão

Quanto ao número mensal de procedimentos/títulos por balcão Casa Pronta, fixou-se em 18 ocorrências na média entre Julho de 2007 e Junho de 2014. Mas no primeiro semestre deste ano, tendo em conta a deterioração no sector imobiliário, a média de procedimentos não foi além dos 12. 

Voltando à análise de âmbito distrital, houve uma grande amplitude de resultados. Os valores médios mensais mais elevados, por balcão, registaram-se em Lisboa, Porto, Braga e Setúbal. Os mais baixos aconteceram em Portalegre, Beja, Bragança, Évora e na Região Autónoma da Madeira. 

Fonte: Gabinete de Estudos da APEMIP/SOL

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.