A maioria dos consumidores europeus (88%) procuram maior variedade de marcas e uma experiência de compra inclusiva quando decidem onde comprar. A limpeza, o preço e comodidade são fatores de grande relevância para todos os consumidores, mas para os consumidores jovens (18-24 anos) a experiência social continua a ser um foco importante enquanto compram, de acordo com o último estudo da consultora imobiliária CBRE.
As redes sociais influenciam a maneira como os consumidores compram, de acordo com as mulheres (36%), os jovens entre 18 e os 24 anos (40%) e os clientes de classe alta (35%), que utilizam as redes sociais para se manterem a par das ofertas especiais e eventos.
No entanto, olhando para as diferenças nos consumidores jovens por países, é interessante verificar que apenas 24% dos consumidores da Alemanha usam as redes sociais em comparação com 60% no mesmo grupo etário na Roménia e 62% na Turquia.
Os homens e as mulheres na e Grã-Bretanha e na Dinamarca são os menos comprometidos, no que concerne às compras influenciadas pelas redes sociais.
Os consumidores jovens também acedem a aplicações de centros comerciais duas vezes por mês, refletindo a necessidade dos centros comerciais se tornarem mais apelativos para os consumidores mais experientes em tecnologia.
Carlos Récio, diretor de Agência para de Retail da CBRE, afirma que "os centros comerciais vivem momentos complexos, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram a diferenciação e uma experiência única e relevante quando selecionam onde efetuar as suas compras."
Esta diferenciação, em conjunto com uma oferta comercial o mais abrangente possível, são seguramente dois pontos fundamentais para o sucesso dos Centros Comerciais.
Peter Gold, responsável pelo Cross Border de Retail da CBRE comentou: "Em geral a experiência da compra pode ser crucial para o sucesso ou o fracasso de muitos projetos em todo o mundo. Como os consumidores se estão a tornar cada vez mais exigentes, os proprietários dos centros comerciais têm que investir cada vez mais para tornarem o seu centro comercial mais "experimental", impulsionar o "footfall" e aumentar o tempo de permanência.
No último inquérito da CBRE realizado a 21 mil consumidores europeus em 21 países, as áreas de entretenimento, tais como cinemas, bowling, WI-FI gratuito e um bom local para se encontrarem com os amigos provaram ser um significante fator de atração.
Este aspeto social também varia de acordo com o género, com 70% das consumidoras femininas na Grã-Bretanha referindo que esperam que um destino de compras seja um bom local para se encontrarem com amigos enquanto que apenas 49% dos homens concordam.
As mulheres e os consumidores jovens partilham as mesmas aspirações para as suas deslocações para realizarem compras como sendo uma atividade social e de lazer em linha com os consumidores do sul da Europa, refere-se no estudo.
Fonte: OJE
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