No ano que decorreu, os bancos europeus venderam 80,6 mil milhões de euros de carteiras de crédito malparado no imobiliário e propriedades cujas hipotecas foram executadas por incumprimento. Segundo a consultora C&W, que avançou estes valores, citados pela Bloomberg, este valor é recorde. Enquanto que os Estados Unidos foram os principais compradores, a Irlanda foi a principal vendedora.
A Bloomberg cita a consultora, e avança que o aumento das vendas destas carteiras em 2014, na ordem dos 26 mil milhões de euros, se justifica com o crescente interesse de fundos de investimento norte-americanos em ativos europeus. Estes acabaram por comprar 77% do valor nominal do capital vendido, com destaque para os fundos de investimento Cereberus, que comprou 22% do total no valor de 17,7 mil milhões de euros, ou o Lone Star Funds, que comprou 16,1 mil milhões em ativos.
Do lado das vendas, a C&W destaca o banco irlandês Anglo Irish Bank Corp, nacionalizado em 2009, e a Agência Nacional para Gestão de Ativos, que venderam 18,7 mil milhões e 10,1 mil milhões de euros em ativos imobiliários em 2014, respectivamente. O escocês Royal Bank of Scotland ocupa o 3º lugar das instituições que mais imobiliário venderam, num total de 9,6 mil milhões de euros.
Segundo a consultora, as previsões para 2015 apontam que estas vendas possam atingir os 60 a 70.000 milhões de euros. E podem haver mais oportunidades para os bancos da Europa do Sul e de Leste, nomeadamente em Itália, onde os preços dos imóveis deverão aumentar, gerando mais lucros.
Fonte: VI
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.