Boas expectativas para o mercado imobiliário do distrito de Setúbal, onde os preços já deverão ter tocado os mínimos e deverão este ano começar a inverter a tendência de queda. Depois de desvalorizações homólogas quase consecutivas dos preços dos imóveis habitacionais nos últimos dois anos na maior parte dos concelhos do distrito de Setúbal (Setúbal, Barreiro e Palmela lideravam as descidas no 3º trimestre de 2014, de acordo com o Índice Confidencial, Imobiliário), quem trabalha este mercado acredita que o ciclo de queda terá chegado ao fim.
Fernando Rua, gerente da “Fernando Rua –Sociedade de Mediação Imobiliária”, acredita que “o valor dos imóveis em ambos o segmentos (residencial e não residencial) tenha atingido o seu pico mais baixo no final de 2014”, acrescentando ainda que “os preços se têm “adaptado à realidade do mercado”. Para este profissional, cuja empresa trabalha principalmente os concelhos de Seixal, Almada, Montijo e Sesimbra, os sinais dados pelo mercado deixam antever que “2015 será gradualmente um ano de retoma do setor imobiliário, com um aumento na procura, o que consequentemente conduzirá ao inevitável aumento do preço dos imóveis”.
Já na perspetiva de Luís Filipe Janeira, Gerente e Broker da Century 21 Principal, focada essencialmente nos concelhos de Montijo, Alcochete e Pinhal Novo, os preços estão finalmente a “estabilizar”, embora reconheça que se mantém “algumas quedas em segmentos mais periféricos”. Mas acima de tudo, a sua visão é de que existe uma “solidificação dos preços dos imóveis, em geral”. Esta realidade é, contudo, mais óbvia nos segmento residencial, considera, onde “há uma maior estabilização do mercado”. No segmento não residencial, e que pode abarcar desde escritórios, a lojas, armazéns ou terrenos, Luís Filipe Janeira defende que há ainda uma questão por resolver. “Ainda há maior número de imóveis a entrar em oferta do que o número de empresas a entrar em atividade ou a expandir-se”. E na sua opinião, para que este mercado evolua favoravelmente, esse saldo tem que ser invertido.
Para este ano, ambos os profissionais têm expectativas positivas, especialmente devido à maior abertura da Banca na concessão de crédito. “É expetável um aumento de vendas em 2015 no segmento habitacional, em face da abertura da banca no que respeita ao financiamento de crédito à habitação”, frisa Fernando Rua. “O início de 2015 está a ser bastante animador. A procura intensificou-se nos segmentos habitacional e não habitacional, devendo-se em muito aos preços praticados e à abertura da Banca aos financiamentos a particulares”, acrescenta.
Também Luís Filipe Janeira considera que “temos um cenário finalmente mais positivo, também porque a Banca está a abrir portas que estavam fechadas há alguns anos e num cenário de spreads bastante mais competitivos”.
Um cenário de menores restrições de financiamento deverão também ser positivas para o imobiliário não residencial, já que “de acordo com as atuais noticias provenientes da União Europeia, é de esperar um aumento dos financiamentos concedidos às empresas”, diz Fernando Rua, acrescentando que isso deverá “conduzir a uma maior investimento por parte destas, e que certamente terá também reflexos no ramo imobiliário”, conclui.
Além disso, boas noticias parecem também vir da dinâmica do tecido empresarial do distrito. De acordo com a IGNIOS, em 2014 o distrito de Setúbal foi um dos mais ativos no país em termos de constituição de novas empresas, com a criação de 2.314 novas entidades, mais do que as 2.186 criadas em 2013. Esta dinâmica, permitiu ainda aumentar o peso total do distrito nas contas nacionais de empresas constituídas de 6,3% em 2013 para 6,6% em 2014. Já do lado das insolvências, e ainda que se mantenha também entre os cinco principais distritos, Setúbal registou em 2014 menos insolências do que em 2013, descendo de 449 empresas insolventes para 433.
Adicionalmente as próprias características do distrito de Setúbal deixam antever um ano mais favorável, já que “em termos demográficos tem apresentado historicamente um crescimento forte e sustentado da sua população e bastante acima da média do país”, diz, por seu turno, Carlos Nunes, Responsável de Vendas – Retalho Sul da Direção de Negócio Imobiliário do Millennium bcp, Banco que tem atualmente em curso uma campanha de promoção de imóveis neste distrito, “região que tem um peso relevante na nossa carteira de vendas a nível nacional”.
Outros traços destacados são a localização junto ao Atlântico e a sua proximidade a Lisboa, que faz com que seja destino de lazer de muitos os lisboetas. Carlos Nunes evidencia que “o turismo é uma das atividades mais desenvolvidas neste distrito” e na qual “reside uma das suas maiores forças, com consequências positivas para o comércio”. Além disso, também os setores da agricultura, pescas e pecuária têm muito relevo nesta região”, diz Carlos Nunes.
Campanha do Millennium bcp estimula mercado
O Millennium bcp tem atualmente em curso neste distrito uma nova edição da campanha “Mês das Oportunidades”, no âmbito da qual estão agora abrangidos cerca de 400 imóveis detidos pelo Banco. Com 31% de habitação, 28% de terrenos e 20% quer de armazéns quer de lojas, este leque de imóveis em campanha apresenta preços de oportunidade, aos quais podem ainda acrescer descontos de 5% nos imóveis residenciais e 10% nos imóveis não residenciais se as escrituras forem concluídas até 31 de março de 2015, data em que termina a campanha. A explicação é dada por Carlos Nunes, que frisa ainda que os concelhos com maior peso nesta carteira são o Seixal, o Montijo e a Moita.
Com esta campanha, o Banco espera poder atrair o “interesse de compradores residentes neste distrito”, mas também, e sobretudo considerando o cariz turístico da região, compradores “que não estarão em Setúbal, mas provavelmente em Lisboa, Cascais ou pelo menos no interior do Alentejo, em Évora ou Beja”, refere Carlos Nunes.
Uma coisa é certa, “desde a primeira edição há 3 anos, que esta campanha fez agitar o mercado imobiliário, gerando uma nova dinâmica comercial”, e sendo este distrito um dos que tem maior representatividade na carteira de vendas do Banco a nível nacional, esta era uma campanha obrigatória para a região”. Por isso, Carlos Nunes acredita que esta nova ação em Setúbal “será um sucesso de vendas”, o que será impulsionado também pelo facto de que “temos atualmente o melhor conjunto de imóveis que alguma vez tivemos para venda neste distrito” e porque as condições que o Banco coloca à disposição e quem queira comprar são igualmente elementos determinantes que nos dão confiança para alcançar um excelente resultado nesta ação”.
Para Fernando Rua, cuja mediadora está também a comercializar imóveis no âmbito da campanha, esta é uma iniciativa de estímulo ao setor imobiliário”, pelo que acredita que neste período se verifique uma subida das vendas. E também para Luís Filipe Janeira, da Century 21 Principal, esta campanha “mexe em definitivo com o mercado”, conclui.
Fonte: Público
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.