21 janeiro 2015

Preços no mercado residencial solidificam estabilização


Os resultados do RICS/Ci PHMS de Dezembro de 2014 destacam um reforço da confiança no mercado de compra e venda, com os indicadores referentes a expetativas futuras a apontarem para um otimismo crescente. No sector de arrendamento, o aumento sustentado da procura por parte dos ocupantes, acompanhado da contração das novas instruções por parte dos proprietários, tem ajudado a estabilizar as rendas e as expetativas relativas a estas.


No mercado de compra e venda, a procura por parte de novos compradores continuou a aumentar, estendendo o prazo de crescimento ininterrupto da procura, que remonta quase a um ano e meio. Entretanto, as vendas acordadas aumentaram pelo décimo segundo mês consecutivo em Dezembro. Significativamente, as expetativas relativas a vendas apresentaram-se como as mais elevadas dos últimos quatro anos.

Esta recuperação sustentada da atividade parece ter estabilizado os preços das casas, que se têm agora mantido mais ou menos inalterados ao longo dos últimos oito meses. Fundamentalmente espera-se agora que os preços cresçam de forma marginal. Apesar deste ser um desenvolvimento positivo, é necessário ter em atenção a atual conjuntura, dado que o cenário económico é ainda desafiador.

Como resultado desta recuperação do sentimento de mercado, o índice de confiança (indicador composto das expetativas de preços e vendas) aumentou para +27, atingindo um novo máximo.

Ricardo Guimarães, Director da Ci revela que “É interessante notar que, em alguns mercados, vários mediadores imobiliários referem haver uma relativa falta de imóveis disponíveis para venda. Isso ao mesmo tempo em que é notória uma subida da procura. Naturalmente, essa procura é orientada para as principais cidades e centros urbanos.”

No mercado de arrendamento, a procura por parte dos arrendatários continua a subir a um ritmo estável, e tem sido acompanhada por uma queda significativa das novas instruções dos proprietários. Como resultado, apesar de seguirem ainda uma trajetória descendente, as rendas têm caído ao ritmo mais lento desde que o inquérito foi lançado. Além disso, as expetativas relativas a rendas apontam para uma tendência relativamente estável para os próximos três meses.

Para Josh Miller, Economista Sénior do RICS, “Há medida que os meses passam, aumenta a confiança de que o mercado de compra e venda estabilizou, sendo que o mercado de arrendamento não fica muito atrás. Se o mercado consegue transitar de um cenário globalmente estável para uma recuperação genuína, em muito depende se a recuperação económica consegue ser sustentada. Nesta perspetiva, o cenário parece promissor, mas ainda não estamos fora de perigo”, 

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.