E já na próxima 5ª feira que será apresentada a 3ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. O prémio será apresentado a 8 de Janeiro, na Galeria de Exposições Temporárias da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Largo Trindade Coelho, pelas 17h.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa associa-se mais uma vez a esta iniciativa, organizada pela Vida Imobiliária e pela Promevi, pelo 3º ano consecutivo. O grande objectivo,passa por distinguir as melhores intervenções realizadas em Portugal nos territórios prioritários de requalificação urbana e as iniciativas que se foquem na renovação de edifícios.
Este ano, a iniciativa terá o alto patrocínio do Governo de Portugal, através da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, e Miguel Castro Neto, secretario de Estado desta mesma pasta, marcará presença nesta apresentação pública.
A apresentação vai decorrer na Galeria de Exposições Temporárias da SCML, um espaço que foi requalificado e que abriu ao publico a 10 de Julho do ano que decorreu, com uma área de 250m2, dedicado à divulgação do património artístico da Misericórdia de Lisboa, potenciando dinâmicas com outras instituições nacionais e internacionais.
Neste momento, decorre a fase de candidaturas ao Prémio, que se prolonga ate 16 do próximo mês de Fevereiro. A 20 de Fevereiro serão divulgadas as candidaturas aceites, e o período de entrega dos dossiers finais dos projectos a concurso decorre ate 16 de Março. Os interessados podem concorrer nas categorias Residencial, Comercial e Serviços, Turístico, Impacto Social e Cidade de Lisboa. Haverão também 3 menções honrosas para Melhor Reabilitação Inferior a 1.000m2, Melhor Intervenção de Restauro e Melhor Solução de Eficiência Energética.
A 15 de Abril serão conhecidos os vencedores, numa gala integrada na agenda da II Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. Vencedores estes que serão seleccionados por um júri independente composto por Augusto Mateus, economista e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG); João Carlos Santos, arquitecto; João Pedro Falcão Campos, arquitecto, Manuel Joaquim Reis Campos, engenheiro, presidente da CPCI; e Vasco Peixoto de Freitas, engenheiro, professor catedrático de Construções.
No ano passado, a edição registou um numero recorde de candidaturas, num total de 48 projectos de reabilitação urbana, mais 33% que no ano anterior. Estiveram a concurso projectos nas áreas da habitação, serviços & comércio, turismo e impacto social, oriundos de 18 pontos diferentes de Portugal.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta já com os patrocínios platina da Aguirre Newman e da Schmitt+Sohn Elevadores, bem como o patrocínio ouro da Revigrés e da Sanitana, e ainda com os apoios institucionais da CPCI, AHP e InCI. O jornal oficial do evento e o Publico, com apoio cenográfico da Luz e Som.
Fonte: Público
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.