11 fevereiro 2015

Ranking das zonas residenciais mais caras do mundo


O Grupo alemão Engel & Völkers, um dos líderes mundiais do sector imobiliário de luxo, presente em Portugal desde 2006, realizou pela primeira vez um ranking mundial das zonas residenciais mais caras. Surgiu desta forma o top 25 das zonas mais exclusivas do mundo resulta do registo das transacções realizadas através da rede mundial da Engel & Völkers e de uma análise de mercado efectuada nos últimos meses de 2014.

Saint-Jean-Cap-Ferrat, em França, Hong Kong, na China, e East Hampton, nos Estados Unidos da América são as zonas do Mundo com as casas mais caras. Ocupam o top 3 das zonas de maior exclusividade para quem pretende adquirir um imóvel de luxo.

Apesar de não entrar neste ranking mundial de localizações mais caras, Lisboa ocupa a 9ª posição, entre as dez capitais europeias a que os investidores internacionais, interessados em imobiliário, estarão mais atentos este ano. A revelação surge num estudo internacional publicado pelo Urban Land Institute e pela PWC. No entanto fica fora do Top25.

Neste, a propriedade com o mais elevado preço por metro quadrado no portefólio da Engel & Völkers situa-se na Avenida Claude Vignon, na península de Saint-Jean-Cap-Ferrat, na Côte d'Azur (França). Trata-se de uma mansão com uma área interior de 600 metros quadrados, vendida no ano passado por cerca de 120 milhões de euros, o que se traduz em 200 mil euros o metro quadrado.

A zona administrativa especial chinesa de Hong Kong ocupa o segundo lugar entre as mais exclusivas. Ali, no recente edifício «Twelve Peaks», no Monte Kellett Road, na zona The Peak da ilha de Hong Kong, foram vendidas penthouses por cerca de 83,2 milhões de euros, ou seja cerca de 190 mil euros por metro quadrado de área habitável.

East Hampton, na zona Leste de Long Island, no estado de Nova Iorque, sobe ao terceiro lugar do pódio. Uma propriedade numa generosa parcela de terra com lago privado, em Further Lane, foi vendida por cerca de 147 milhões dólares (aproximadamente 118 milhões euros). Isto equivale a cerca de 168 600 euros por metro quadrado de área habitável.

«Nos mercados globais, os preços mais elevados são mais evidentes onde a disponibilidade de casas é escassa por serem locais únicos e com espaço de terra extremamente restrito, onde a procura é, contudo, muito alta», revela Christian Völkers, CEO da Engel & Völkers AG. «Com as propriedades de luxo, o factor crucial é sempre a micro-localização, que pode até ser a preferência pelo lado direito de uma estrada ou as vistas inesquecíveis. Propriedades nesses locais muito raramente mudam de mãos», adianta este responsável.

Londres e Nova Iorque entre as cidades mais caras

No top 25 mundial, Londres classifica-se em quarto lugar. Na capital britânica, uma penthouse de dois andares no complexo residencial conhecido como «One Hyde Park», em Knightsbridge, cada metro quadrado excede os 150 mil euros.

O mercado imobiliário na região metropolitana de Nova Iorque é um dos mais caros do mundo, caracterizado por ter um elevado nível de procura internacional. Apartamentos em redor do Central Park, em Manhattan, têm sido considerados como alguns dos mais desejáveis do globo. Na esquina da Avenida 59 com a 5.ª Avenida, uma penthouse com vista deslumbrante sobre a cidade foi vendida por aproximadamente 120 600 euros por metro quadrado. Este valor coloca Nova Iorque em quinto lugar do ranking.

Em sexto lugar está a Avenue d'Ostende, no Mónaco. Beneficia de vista para a marina, bem como de vistas panorâmicas do Palácio do Príncipe. Aqui, um imóvel residencial de luxo é vendido por cerca de 100 mil euros por metro quadrado.

Sardenha, onde nos últimos meses quase não há transacções nos locais com preços mais elevados, como Romazzino Bay, devido à falta de propriedades no mercado, vem em sétimo lugar na lista de classificação. Em vários casos, muito isolados, os preços que atingiram os 95 mil euros por metro quadrado foram registrados em Romazzino Bay.

Na mundialmente famosa Boulevard de la Croisette, em Cannes (oitavo lugar), foram pagos mais de 70 mil euros por propriedades premium onde tudo, desde a localização aos interiores, atende aos padrões desejáveis.

Outra região muito procurada é a costa atlântica do Sul do estado americano de Connecticut. Em Greenwich, Indian Field Road é considerada como referência de mercado, definindo os preços elevados. Em Palm Beach, popular destino de férias de luxo no estado norte-americano da Flórida, residências situadas no South Ocean Boulevard estão a registar preços máximos a rondar 52 400 euros por metro quadrado. Isso garante o décimo lugar para Palm Beach.

O preço por metro quadrado no sofisticado resort de esqui suíço de Gstaad, e nesta cidade suíça, assim como na zona do Congress Venue de Genebra, alcançou os 50 mil euros, garantindo o 11.º lugar na classificação.

No 12º lugar vem Moscovo com o seu bairro residencial nobre de Kropotkinskaya. Esta área possui uma localização central, não muito longe do Kremlin e sobre o rio Moskva. O preço mais alto por metro quadrado foi atingido por um imóvel numa rua residencial conhecida por Butikovskiy, pelo valor de cerca de 44 500 euros.

A ilha e a cidade do estado de Singapura surgem em 13º lugar deste ranking. Em Paterson Hill, uma das zonas residenciais prime acima da cidade, um novo arranha-céus bate recordes de preços, por cerca de 44 mil euros por metro quadrado.

Tóquio ocupa o 14º lugar das zonas mais caras do mundo. O bairro residencial mais caro na capital japonesa é o distrito Minami-Azabu, onde, em 2014, foram pagos aproximadamente 41 mil euros por metro quadrado num apartamento de exceção.

Paris encontra-se no 15º lugar do ranking

Paris e a famosa e exclusiva estância de esqui de St. Moritz ocupam o 15º lugar do ranking. Os endereços mais procurados na capital francesa pertencem aos apartamentos na famosa Avenue Montaigne, onde os melhores preços chegaram aos 40 mil euros por metro quadrado. A ilha de Sylt, no mar do Norte, continua a ser o lugar na Alemanha onde podem ser encontradas as casas mais caras. Zonas como Hobookenweg, na desejável região lodaçal Kampen, registam preços por metro quadrado acima dos 35 mil euros, posicionando-se no 16º lugar.

Los Cabos, uma comunidade no extremo sul do estado mexicano de Baja California Sur, encontra-se em 17º lugar. Aqui, no exclusivo «El Dorado Golf & Beach Club», os preços por metro quadrado subiram para os 31 900 euros.

Em Viena, a propriedade residencial mais cara situa-se na Tuchlauben no 1.º Distrito, onde os preços atingiram o pico em 2014: cerca de 30 mil euros por metro quadrado por uma penthouse de luxo. A capital austríaca ocupa assim o 18º lugar.

Nos locais premium de Maiorca, os preços por metro quadrado alcançaram aproximadamente os 27 mil euros na Calle Castanyetes, em Port d'Andratx. Estes valores colocam a popular ilha de férias em 19º lugar.

Preços premium também estão a ser pagos nos locais privilegiados de Miami (20ª posição). Propriedades exclusivas com frente de mar, em Star Island, uma ilha privada de Miami Beach, são particularmente desejáveis entre os clientes internacionais. Na reputada estrada residencial Star Island Drive, o preço por metro quadrado ronda os 25 200 euros.

Holmby Hills, um dos melhores bairros residenciais no Oeste de Los Angeles, figura na 21.ª posição. Junto do famoso bairro de Bel Air e do seu vizinho oriental Beverly Hills, Holmby Hills forma o chamado «Triângulo Platinum», casa de muitas celebridades, incluindo muitos da indústria do entretenimento. Aqui, a propriedade única «Fleur de Lys» mudou de mãos em 2014 por cerca de 25 100 euros por metro quadrado.

A Müllerstrasse em Munique, a Appel Zakstraat, no resort de férias belga de Knokke-Heist, e HafenCity, em Hamburgo, partilham o 22º lugar, com valores de 25 mil euros por metro quadrado.

Em 23º lugar entra Seeuferstraße, no Lago Starnberg com um preço por metro quadrado de 22 900 euros. Em Berlim (24ª posição), uma penthouse em Hausvogteiplatz, no centro histórico da cidade, foi a localização mais cara, com um preço por metro quadrado que ultrapassou os 22 mil euros.

A Gold Coast, da metrópole bancária suíça Zurique, com preços por metro quadrado de 21 500 euros, fecha o ranking em 25º lugar.

Fonte: Diário Imobiliário e OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.