18 abril 2015

Concreta lança projeto Concretizar para impulsionar a reabilitação


A 27ª Concreta – Feira da Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design, que se realiza na Exponor entre os dias 19 e 22 de novembro, quer voltar a ser a maior feira de negócios da fileira da construção, mas têm também outras ambições. De acordo com os organizadores, a Associação Empresarial do Porto (AEP), a nova Concreta quer estar mais próxima das dinâmicas urbanas atuais, destacando assim a importância social e económica da reabilitação. 

E, por isso, a organização lançou o projeto Concretizar, que tem como primeiro desafio, conseguir, junto dos expositores, os apoios necessários para reabilitar o edifício sede da Cooperativa Povo Portuense (na foto), na Rua do Paraíso, que foi, durante anos, a “casa” da companhia de teatro Seiva Trupe, antes de se transferir para o Campo Alegre, e que, neste momento, preciso de várias intervenções urgentes. Especialmente ao nível do telhado, janelas e da sala de espetáculos, cuja reabitação e reposição da arquitetura antiga e de grande riqueza, é uma das grandes prioridades. 

Paulo Jorge Teixeira, presidente da instituição centenária, fundada em 1900, salienta que num primeiro momento são necessários 150 mil euros para intervir nas situações mais urgentes. Contudo, no total, o investimento necessário para reabilitar o prédio é de 2,5 milhões de euros. Um facto que levou a instituição a candidatar-se a alguns dos apoios do programa comunitário Portugal 2020 e, também, a aguardar os requisitos necessários nos apoios à reabilitação disponíveis neste programa, de forma a candidatar-se a essas verbas. 

De acordo com a organização, a nova Concreta tem como objetivo alargar esta experiência, que funcionará como projeto piloto, “a outros imóveis e espaços públicos da área metropolitana do Porto”, destaca Carla Maia, diretora da feira. Assim, a responsável espera conseguir a participação neste projeto de algumas dezenas de expositores da feira, nas mais diferentes áreas. 

A Concreta 2015, cuja organização contará novamente com o apoio das associações sectoriais, caso da APCMC, AICCOPN, assuma, assim, um novo posicionamento, tendo em conta a abertura que será dada aos arquitetos e designs, que pela primeira vez vão poder expor os seus projetos e ideias, ao lado das tradicionais empresas e distribuidores de materiais de construção. Por isso a renovada Concreta envolveu os arquitetos através de um gabinete jovem, o LIKEarchitets e Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Norte. “O objetivo é quebrar com o passado, misturar os criativos com as empresas, envolver a comunidade e a cidade”, destacou Carla Maia na apresentação da Concreta 2015. 

Fonte: Vida Económica

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.