23 maio 2015

Imobiliário residencial de luxo: o Top das cidades mundiais


O Índice Internacional do Imobiliário de luxo é elaborado pelo terceiro ano consecutivo. Ele dá-nos o ranking das 10 ‘mais caras’ cidades em todo o mundo em termos de mercado imobiliário residencial de luxo. Nesta sua terceira edição — que a Christie’s acaba de divulgar — o índice do desempenho anual dos mercados de habitação de ‘topo’ agrega dados residenciais para cada cidade e apresenta uma pontuação correspondente de um máximo possível de 100 para as categorias de «ostentação/luxo» e de «incremento de temperatura no mercado».

O índice avalia tanto o crescimento e a procura, como pretende responder à pergunta: "Qual foi o mais quente mercado imobiliário de luxo?". O ranking leva em conta o crescimento anual de vendas, tempo de mercado, e outros índices independentes elaborados em cada cidade.

Londres está no topo do ranking, já que teve os mais altos preços de vendas, os mais elevados preços médios por metro quadrado e o maior número de vendas concretizadas. Obteve uma pontuação de 75 pontos.

O recorde excepcional obtido numa venda em Nova York (100 milhões de dólares) e os altos valores em outros itens que compõe o Índice do mercado residencial de luxo levam a grande cidade norte-americana a ocupar o 2.º lugar do ranking, com 71 pontos. Hong-Kong e Sydney ocupam, respectivamente, o 3.º e o 4.º lugares, com 70 e 63 pontos.


De destacar a 10.ª posição da cidade canadiana de Toronto, que assume o primeiro lugar do pódio das cidades onde a «temperatura de mercado» é mais elevada, impulsionada por aumentos globais nos preços das casas e incrível velocidade nas vendas.


Quanto às preferências do jet set em 2014 relativamente à aquisição de segundas habitações de luxo, as Ilhas Turks e Caicos e Marraquexe em Marrocos conseguiram atingir os 100% de vendas a compradores no exterior. "Devido à sua proximidade com os Estados Unidos e seu status no mar, as Ilhas Turks e Caicos Ilhas atraem compradores globais da América do Norte e da Europa,  que procuram preservar a sua saúde e riqueza", observa Katherine Baryluk da Regency International. Cidade do Porto ocupa o 10º lugar com 70% de vendas e Lisboa o 13º lugar apenas com 60% das vendas.


Fonte: Diário Imobiliário / Christie's

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.