10 junho 2015

"Na Alemanha há um grande potencial de clientes que nunca visitou Portugal"



A Inter Chalet dedica-se ao arrendamento de moradias e apartamentos para fins turísticos, sobretudo no mercado de língua alemã. Mario Böser, diretor comercial da empresa diz que as agências de viagens e os postos de turismo são bons parceiros locais para a comercialização turística.

Portugal está na moda. Esta é uma tendência sustentável ou foi atingido o pico do interesse?
Penso que Portugal tem tudo para continuar a ser um destino turístico de eleição. As ligações aéreas são boas e a relação qualidade-preço é competitiva em muitas áreas. Se Portugal mantiver este nível de preços, tem todas as condições para continuar a despertar interesse nos turistas alemães.

O que está na base da procura do Algarve? Sol, praia, segurança?
O Algarve dispõe de vários tipos de paisagens, todas elas maravilhosas, tem campo e naturalmente sol, praia e segurança. De destacar que na Alemanha ainda há um grande potencial de clientes que nunca visitou Portugal.

Na contratação de casas para arrendar é garantido uma yield fixa?
Não podemos nem queremos dar garantias. Ninguém pode dar um prognóstico quanto ao desenvolvimento dos diferentes mercados de ano para ano. Isso depende de muitos fatores, como por exemplo dos acessos. Aqui as rotas, os horários e as capacidades das companhias aéreas têm um papel importante.

O interesse da Inter Chalet é arrendamento para todo o ano, ou apenas para períodos específicos?
Os turistas procuram casas de férias sobretudo entre março e outubro. No entanto, há já algumas propriedades na nossa oferta com potencial para todo o ano. É essencial que a casa esteja bem equipada e que tenha aquecimento central e bom isolamento.

Depois do Algarve há outras regiões para apostar?
Neste momento, o nosso foco está claramente no Algarve. No entanto, a Inter Chalet já está a operar, há alguns anos, noutras regiões do país, nomeadamente na Costa do Estoril, na Costa de Prata e no Norte de Portugal.

O que falta ao mercado português para consolidar a atratividade turística?
Quanto ao nosso segmento, seriam bem-vindos mais parceiros locais para a comercialização turística, como agências de viagens e postos de turismo. Penso que há proprietários que não imaginam quantas oportunidades existem para arrendarem as suas casas. Os habituais caminhos de oferta e procura como é o caso dos websites e das agências locais não são os ideais para todas as situações e aqui a nossa atividade é extremamente útil e desempenha um papel fundamental. Temos técnicos locais que podem ajudar e dar dicas em todas as questões relativas ao arrendamento de casas de férias.

O que está na base do aumento das reservas para Portugal? Preço, acessibilidades?
A melhor acessibilidade é com certeza um ponto forte. No entanto, o crescimento de 14% em Portugal ultrapassa largamente os aumentos habituais. No últimos anos, temos trabalhado de forma contínua no aperfeiçoamento da qualidade da nossa oferta de casas de férias a par de uma rigorosa disciplina de preço. Isto significa: uma mais-valia para os clientes sem aumentos de preço significativos. Damos a garantia de casas bem equipadas com wireless, TV satélite, máquina de lavar-loiça, máquina de lavar-roupa, etc.

Quais os principais países emissores de turistas referenciados pela Inter Chalet?
Oitenta por cento dos nossos clientes vêm da Alemanha, da Suíça e da Áustria. Os restantes vinte por cento distribuem-se pelos outros países europeus, uma vez que o nosso site funciona em 11 línguas europeias.

Em Portugal onde está fisicamente instalada a Inter Chalet? Caso um proprietário queira ceder a habitação, quais são os procedimentos?
Estamos presentes em todas as regiões costeiras de Portugal através dos nossos colaboradores locais. Se um proprietário estiver interessado em arrendar a sua casa pela Inter Chalet, pode optar por contactar um destes colaboradores diretamente ou ligar à sede em Friburgo, Alemanha. A seguir à conversa telefónica, combinamos uma visita à casa com o proprietário. Nessa altura damos toda a consultoria quanto às épocas, aos preços adequados e apresentamos a nossa proposta de condições de colaboração. Se assinarmos contrato, tratamos das fotos e da descrição da casa. Poucos dias depois, a casa já está online no nosso site. A nossa promoção internacional é totalmente gratuita e inclui a apresentação no nosso catálogo, assim como a promoção por 8 mil agências e centenas de websites turísticos.

Que tipo de casas procura o operador turístico?
Estamos interessados em todos os contactos. De qualquer forma, a casa ideal é uma moradia com 2 a 3 quartos que permita acomodar 4 a 6 pessoas, no máximo a 15 quilómetros da praia e de preferência com piscina privada. No entanto, também há turistas que procuram uma sofisticada casa de campo no interior do país ou um bonito apartamento diretamente na praia. Cada casa pode ter o seu charme. Os nossos colaboradores sabem o que os turistas procuram.

Quais são os objetivos de ocupação para Portugal em 2015?
O nosso objetivo principal é repetir a boa ocupação em 2016. Para além disso, vamos fazer tudo para ampliar a nossa oferta. Os nossos comerciais já estão empenhados há semanas para contratar novas casas a fim de poderem ainda integrar a oferta para 2016. Muitos turistas alemães reservam as férias com um ano de antecedência.

Em que outros mercados está a Inter Chalet a operar e quais os resultados?
O nosso maior potencial está claramente nos países de língua alemã – Alemanha, Áustria e Suíça. No entanto, estamos a ganhar terreno noutros países europeus, como a França por exemplo.

Fonte: OJE

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