O financiamento para a compra de habitação própria continua a acelerar. Ascendeu, em Junho, a 377 milhões de euros, quase metade de todo o crédito concedido pelos bancos às famílias. Os bancos concederam 811 milhões de euros para as famílias no último mês do primeiro semestre.
Um valor que representa um crescimento, tanto face ao mês anterior, como na comparação com o mesmo período do ano passado. Grande parte deste crescimento é explicado pelo crédito à habitação. O novo crédito para este fim está em máximos de 2011.
Segundo os dados do Banco de Portugal, o crédito para as famílias cresceu em 11,9% face ao mês de Maio, mas disparou 35,4% na comparação com o mesmo mês de 2014. O crédito à habitação foi o que mais cresceu tanto numa base mensal como homóloga, registando aumentos de 27,4% e 88,5%, respectivamente.
O crédito para a compra de casa totalizou 377 milhões de euros em Junho, o que representou 46,5% do total para as famílias. O financiamento para a compra de casa própria, numa altura em que os bancos estão a reduzir as margens exigidas num sinal de que estão disponíveis emprestar, avançou para máximos desde Junho de 2011.
O crédito para o consumo aumentou para um total de 259 milhões de euros. Este valor representa uma subida de 2,4% face a Maio e de 25,1% face ao mesmo mês do ano passado. Já os empréstimos para outros fins totalizaram 175 milhões, recuando em ambas as comparações.
Fonte: Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.