09 agosto 2015

Dificuldades tornadas oportunidades


A consultora imobiliária e financeira Decisões e Soluções conseguiu superar a crise e crescer. Ao fim de 12 anos, tem mais de 100 agências, 800 colaboradores e já se internacionalizou. Os tempos difíceis vividos nos últimos anos na economia portuguesa têm levado ao encerramento e falência de muitas empresas. O imobiliário e a construção não foram exceção, pelo contrário, foram dos mais penalizados. Neste cenário, é surpreendente como há casos de jovens empresas que conseguiram crescer e consolidar-se no mercado.


É o caso da Decisões e Soluções, empresa de consultoria imobiliária e financeira 100% portuguesa, que nasceu em 2003 pela mão de um empreendedor do Porto. Depois de encontrar um mercado robusto no início, a empresa conseguiu atravessar a crise com resultados positivos. 

Actualmente tem cerca de 100 agências a nível nacional, mais de 150.000 clientes e 800 colaboradores. Só no primeiro semestre deste ano teve um crescimento de 45% na área do imobiliário. Em 2014 iniciou a internacionalização para o Brasil e Angola e há mais projectos de expansão. 

Paulo Abrantes, director-geral da Decisões e Soluções, revelou que a razão do sucesso reside na oferta crescente de serviços e na abordagem aos problemas. «Temos uma relação de grande proximidade com os clientes porque acreditamos que é fundamental ajudá-los a definir e a balizar os contornos de cada pedido. Desta forma dispomos dos dados que permitem adequar a oferta à real capacidade da compra», explicou.

O responsável salienta que estes resultados do primeiro semestre confirmam a confiança dos clientes nos especialistas e nas soluções que disponibiliza. 

Na verdade, a empresa tem apresentado mais serviços. Tendo iniciado actividade na consultoria financeira, viu oportunidades onde outros viam dificuldades e, em menos de uma década, estendeu-se para a mediação de seguros, imobiliária, de obras e ainda construção de imóveis. 

O sucesso das casas modulares
«Foi com esta visão bem presente que em 2014 lançámos a área de construção, apresentando duas versões, a tradicional e a modular. A construção modular oferece um conjunto de opções que permitem a sua adaptação a cada cliente», continuou Paulo Abrantes. O empresário sublinhou que, para além de um processo de construção rápido e fácil, uma vez que é possível construir um imóvel em 90 dias, estas soluções oferecem grande elasticidade, permitindo reformulações futuras. 
Os clientes da Decisões e Soluções são particulares, empresariais ou grandes investidores. A empresa tem um portefólio diversificado, que inclui desde imóveis de luxo a outros mais acessíveis; moradias ou apartamentos; novos ou usados. 

Atrair Investidores 
Outro objectivo da empresa é a captação de investidores internacionais para investirem no sector imobiliário em Portugal, operação que «tem estado a correr muito bem, tendo em conta que já temos alguns investidores estrangeiros interessados em investir no país centenas de milhões de euros no sector imobiliário ao longo dos próximos anos». Também pretende captar investidores interessados em investir na construção de imóveis em vários países a nível mundial o que já acontece com alguns projectos em curso no estrangeiro. 
Actualmente, Paulo Abrantes garante que o mercado imobiliário está a assistir a uma nova dinâmica. Entende que a quebra de preços no sector foi artificial e gerada pela crise económica. «A banca começa a conceder mais crédito e crédito mais barato. Se as perspectivas macroeconómicas em Portugal se concretizarem e se os índices de confiança começarem a subir, vamos assistir a um ano de crescimento real no mercado imobiliário», concluiu o empresário.

Fonte: SOL

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.