05 agosto 2015

Sonae Sierra regista um resultado líquido de €79,3 milhões no 1º semestre de 2015


Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, apresentou um Resultado Líquido de €79,3 milhões no primeiro semestre de 2015, um crescimento de 66% face aos €47,8 milhões registados em igual período do ano passadoAs vendas dos lojistas do portefólio europeu registaram uma subida de 2,8%, numa base comparável com o período homólogo de 2014, destacando-se o crescimento de 3,3% em Portugal, 2,4% em Espanha e 5,8% em Itália. 

O Brasil manteve uma performance positiva, com uma subida das vendas dos lojistas de 7,3% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2014 (ver infografia).

A Taxa de Ocupação Global do portefólio foi de 95,8% uma subida de 1,1% face ao mesmo período de 2014, refletindo a melhoria do contexto económico e a confirmação do sucesso da estratégia seguida pela Empresa com o objetivo de potenciar a qualidade dos seus ativos.

Segundo Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “os primeiros seis meses de 2015 foram marcados pela acentuada melhoria na performance operacional e financeira da Empresa, demonstrando a nossa capacidade de aproveitar a recuperação do mercado europeu. Continuamos ainda a crescer na área de prestação de serviços a terceiros, com o início da gestão e comercialização de seis centros comerciais e a assinatura de novos contratos de serviços para o desenvolvimento de projetos em diferentes geografias”.

No primeiro semestre deste ano, o Resultado Direto foi de €26,8 milhões, um aumento de 22% face ao período homólogo de 2014. 

O crescimento orgânico dos Resultados Diretos deve-se sobretudo a (i) aumento das rendas dos Centros Comerciais na Europa e Brasil, (ii) recuperação económica a que se tem vindo a assistir no mercado europeu e (iii) aumento da taxa de ocupação dos centros comerciais que abriram recentemente no Brasil.

O Resultado Indireto foi de €52,5 milhões, mais de duas vezes superior ao mesmo período de 2014, essencialmente devido à compressão das yields na Europa e ao melhor desempenho operacional em 2015.

Novos contratos de prestação de serviços
Nos primeiros seis meses do ano, a Sonae Sierra reforçou a sua atividade de prestação de serviços a terceiros com o arranque de 6 contratos de gestão e comercialização para centros comerciais na Alemanha (Quarrée Wandsbek-Markt, Mercado e Geschäftshaus Ottensen), em Itália (Ligabue), em Espanha (C.C. Bahía Mar, em Puerto de Santa Maria) e na Roménia (Marasti Parking, em Cluj). Além destes, a Empresa assinou ainda sete novos contratos para a prestação de serviços de desenvolvimento em geografias como Itália, Turquia, Moçambique ou Tunísia.

Net Asset Value (NAV) e Rácios Financeiros
A Sonae Sierra calcula o seu NAV com base nas normas publicadas em 2007 pelo INREV (European Association for Investors in Non-Listed Real Estate Vehicles).

Com base nesta metodologia, a 30 de junho de 2015, o NAV da Sonae Sierra atingiu os €1,2 mil milhões. Este valor representa um crescimento de 4,2% face ao valor apurado em dezembro de 2014. Excluindo os efeitos da variação cambial desfavorável do Real e da distribuição dos dividendos no período, o NAV da Empresa teria crescido 8,4% face a dezembro de 2014.

A Sonae Sierra manteve a sua estratégia conservadora de financiamento e de cobertura de longo prazo. A estrutura capital da Empresa é suportada pela maturidade da dívida de longo prazo, em média de 4,1 anos, e com 60% da dívida a taxas de juros fixas, indicando a cobertura prudente do risco de taxa de juro e um perfil equilibrado de maturidade da dívida.

A Sonae Sierra continua a beneficiar de um sólido acesso a financiamento no mercado financeiro e de capitais. O custo médio da dívida da Sonae Sierra é 1 p.p. inferior a 2014, encontrando-se atualmente em 3,7%. Excluindo o Brasil, o custo médio da dívida é de 3,2%, em linha com os seus concorrentes europeus.

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