Uma 'radiografia' às casas nacionais que mais ativos sob gestão possuem no que toca aos fundos imobiliários. No final do oitavo mês do ano, os fundos de investimento imobiliário geriam mais de 11.130 milhões de euros, o que representa um aumento de 0,4% face ao registado no mês anterior, de acordo com os dados publicados pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios – APFIPP.
As gestoras imobiliárias registadas na APFIPP são 34, e as 15 maiores representam mais de 88% do mercado nacional, somando acima de 9.800 milhões de euros em ativos sob gestão.
A gestora que lidera o ranking das maiores entidades imobiliárias é a Interfundos. No final de agosto tinha sob gestão mais de 1.392 milhões de euros, distribuídos por 40 fundos de investimento. O seu maior produto é o AF Portfólio Imobiliário, que ascende a 242 milhões de euros de volume sob gestão.
Não muito longe surge a segunda maior entidade imobiliária em Portugal: a Fundger. A gestora no final de agosto geria mais de 1.273 milhões de euros, distribuídos por 27 fundos de investimento. O maior fundo da Fundger é também ele o maior produto do mercado nacional. Trata-se do Fundimo que no final de agosto tinha sob gestão mais de 626 milhões de euros, sendo ainda o produto mais antigo do segmento imobiliário.
Mais longe dos dois lugares dianteiros surge a Norfin. A terceira maior entidade do mercado imobiliário geria, no final de agosto, 15 produtos que totalizavam mais de 962 milhões de euros. O maior fundo da Norfin denomina-se de Solução Arrendamento, e no final do mês passado tinha um montante sob gestão superior a 209 milhões de euros.
A Montepio Valor é a primeira entidade deste ranking a apresentar menos de 900 milhões em ativos sob gestão, mais concretamente 896 milhões de euros. A gestora tem sob sua responsabilidade 9 produtos, sendo o Montepio Arrendamento II o maior fundo, no qual se contabilizam 239 milhões de euros de património sob gestão. Este fundo é também o maior produto do segmento que junta os fundos imobiliários de arrendamento habitacional – FIIAH.
A pouca distância, com 832 milhões de euros de montante sob gestão, surge a Square Asset Management. A entidade tem na sua posse uma mão cheia de produtos, onde o maior é o CA Património Crescente com mais de 278 milhões de euros de volume gerido. De realçar que este produto já ganhou por diversas vezes o prémio de melhor portfólio imobiliário nacional atribuído pelo Investment Property Databank (IPD) no Property Investment Award.
Quem mais cresceu em agosto e em 2015?
Segundo os dados publicados pela APFIPP no último relatório relativo a este tema, a BPI Gestão de Activos foi a gestora de fundos imobiliários que mais cresceu em agosto, tanto em termos monetários, como em termos percentuais. O incremento foi de 37,7%, o que se traduz em mais de 72,5 milhões de euros.
Já desde o início do ano a entidade que mais cresce é a Gef. Em termos percentuais o incremento é superior a 125%, o que em termos monetários se cifra em mais 157 milhões de euros.
As 15 maiores entidades do segmento imobiliário (Valores em milhões de euros)
Fonte: APFIPP no final de agosto
Fonte: Funds People Portugal
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.