02 setembro 2015

Banca: Sete em cada cem pessoas não pagam prestação da casa


No final de junho, 704 famílias não pagavam o crédito da habitação. As famílias continuam a revelar dificuldades em ter o empréstimo da casa em dia e, em média, quase sete em cada cem têm prestação" em atraso há pelo menos três meses. No total, "são 151.714 os agregados familiares que, no final de junho, se encontravam em situação de incumprimento. O número é, ainda assim, mais pequeno do que o registado no trimestre terminado em março.


Entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano os bancos passaram a contabilizar menos 2.689 famílias com prestações do crédito da casa em atraso. Este tipo de descida não é inédito, mas tem sido pouco frequente desde que a crise se instalou. É necessário recuar até setembro de 2013 para encontrar um trimestre em que a Central das Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal reporta uma diminuição trimestral deste tipo de situações de crédito malparado. 

A redução de junho foi acompanhada também por um decréscimo no número total de famílias que recorreram aos bancos para comprar casa. Ou seja, o universo de pessoas com este tipo de empréstimo caiu para 2.298.700, não havendo registe de um número tão baixo no período para o qual existem dados disponíveis (dezembro de 2009). 

Pedro Murteira, do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da Associação de Defesa do Consumidor Deco, não estranha a descida, admitindo que possa, de facto, estar a assistir-se a alguma melhoria na capacidade de algumas famílias em voltar a pagar o empréstimo a tempo e horas. Mas não deixa também de salientar que, nos últimos tempos, tem revelado tendência para crescer a "bolsa" em que entram os casos de particulares que dificilmente terão capacidade para renegociar os empréstimos com a Banca. Seja porque já estão numa idade mais avançada - que não lhes permite, por exemplo, usufruir de períodos de carência h, seja porque não têm ou possuem rendimentos muito reduzidos.

EMPRÉSTIMOS 
Quanto mais elevado, maior o incumprimento
Os números globais revelam que 6,6% das famílias com crédito hipotecário estavam com prestações em atraso no segundo trimestre. Mas o rácio sobe aos 7,7% quando se tem em conta apenas os empréstimos acima dos 200 mil euros. Nos empréstimos entre 100 mil e 200 mil euros, o incumprimento é de 3,5%. 
A fatia dos devedores
Dos 4.371.456 particulares com créditos (de todo o tipo), há 660-090 com malparado (15,1%). 

Fonte: JN

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.