07 setembro 2015

Os fundos imobiliários abertos com rendibilidades positivas nos últimos doze meses


São doze os fundos imobiliários abertos que se dividem entre “rendimento” e “acumulação”, segundo a APFIPP. Confira os que fecharam a verde os últimos doze meses. Depois de vários meses em que os ativos sob gestão dos fundos imobiliários registaram tendência negativa, o mês de julho marcou uma viragem para o crescimento que se sitou nos 0,7%, ou seja, um património total sob gestão de cerca de 11.844 milhões de euros, segundo dados da CMVM.


A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios – APFIPP – divide os fundos imobiliários em ‘abertos’ e fechados’, sendo que dentro dos abertos a Associação faz uma divisão entre os ‘abertos de rendimento’ e os ‘abertos de acumulação”. A principal diferença, de acordo com a definição presentes na Associação, reside no facto dos primeiros distribuírem “os rendimentos gerados aos participantes, de forma periódica”, enquanto que os segundos “reinvestem automaticamente os rendimentos gerados pelas respectivas carteiras”, não fazendo qualquer distribuição.

Entre a dúzia de produtos que perfaz estes dois segmentos de fundos abertos, apenas quatro produtos registam rendibilidades positivas nos doze meses anteriores ao final do agosto.

Entre os fundos abertos, o mais rentável nos últimos doze meses é o Vip, gerido pela Silvip. Denominado de fundo de valores e investimentos prediais (VIP), o produto alcança uma rendibilidade de 2,87% nos últimos doze meses, segundo os dados publicados pela Associação. O fundo é ‘aberto de rendimento’ e em 2014 distribuiu mais de 230 milhões de euros. Na ficha do produto do mês de agosto é indicado que no dia 15 de setembro será pago aos participantes um rendimento de 6 cêntimos por cada unidade de participação.

O outro fundo ‘aberto de rendimento’ que entra nesta lista é o Imofomento. Nos últimos doze meses o produto gerido pela BPI Gestão de Activos consegue um retorno positivo de 1,44%

Além destes dois fundos ‘abertos de rendimento’ existem, também, dois ‘fundos aberto de acumulação’ que atingem ganhos positivos nos últimos doze meses. Com uma rendibilidade de 2,76% surge o CA Património Crescente. Gerido pela Square Asset Management, o fundo já ganhou por diversas vezes o prémio de melhor portfólio imobiliário nacional atribuído pelo Investment Property Databank (IPD) no Property Investment Award.

O outro fundo presente é o NovImovest, gerido pela Santander Asset Management. Nos últimos doze meses o produto atinge ganhos de 0,48%.


Fonte: Funds People Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.