10 novembro 2015

Quase 1/3 dos consumidores visita um centro comercial apenas para fazer uma refeição


Quase um terço de todos os consumidores de centros comerciais na Europa, África do Sul e Médio Oriente visita um espaço de restauração, de acordo com o mais recente relatório sobre Food and Beverage da consultora imobiliária CBRE. Os visitantes de Espanha, Roménia, Turquia, Emirados Árabes Unidos e África do Sul identificam especificamente os Centros Comerciais como locais de destino para fazer refeições.


O estudo teve por base 22.000 consumidores em 22 mercados na Europa, África do Sul e Médio Oriente, para compreender as suas perceções no que respeita o Food and Beverage nos Centros Comerciais. Os resultados mostram que 42% dos clientes espanhóis, 52% dos turcos, 57% dos sul-africanos e 59% dos clientes dos Emirados Árabes Unidos visitam um Centro Comercial apenas para comer e beber.

Em média 40% dos consumidores afirma que, mesmo quando o principal objetivo da visita a um Centro Comercial é fazer uma refeição vai depois fazer compras.

Visito um centro comercial apenas para ir à zona de restauração?
Fonte: CBRE, 2015

Peter Gold, Diretor do Cross Border de Retail da CBRE EMEA refere: “Um Centro Comercial é mais do que a soma das suas partes: vale pela proposta de valor que apresenta aos consumidores. Numa altura em que os Centros Comerciais competem pela atenção dos compradores, o Food and Beverage torna-se cada vez mais importante enquanto promotor de visitas e de receitas.

“Uma oferta sólida nesta área enquadra-se na noção de que a visita a um Centro Comercial é uma atividade de lazer. Os clientes não têm só um “desejo” de fazer compras, têm também uma “necessidade” de comer. A nossa pesquisa revela que mais de 40% das pessoas vão entrar em lojas mesmo que a principal razão da visita ao Centro Comercial seja para comer e beber.

“As diferenças na perceção na Europa e no Médio Oriente são principalmente culturais. No Médio Oriente e na Turquia, uma visita a um Centro Comercial é vista como uma importante atividade de lazer, assim como uma forma eficiente de fazer compras. Tradicionalmente, as ofertas de Food and Beverage nestas regiões são mais convidativas, muito embora o clima tenha também um impacto importante, seja ele caracterizado pelas intempéries dos países do Norte da Europa ou pelo calor extremo do Médio Oriente. Em todos os casos, os consumidores preferem comprar e comer no mesmo local, já que isso representa uma menor exposição ao exterior”.

Estas diferenças culturais têm um impacto profundo na forma como um Centro Comercial deve ser desenhado. Uma vez que 42% das pessoas na Europa, África e Médio Oriente visitam um Centro Comercial uma vez por semana e que mais de 36% consideram a oferta da restauração como extremamente importante, uma boa oferta de Food and Beverage garante uma experiência mais rica aos clientes, encorajando-os a fazerem visitas posteriores.

John Welham, Diretor Europeu de Investimento em Retail da CBRE refere que “Quando analisamos os investimentos em Centros Comerciais, revemos aspectos fundamentais como a forma como é gerido, a concorrência e a maneira como consegue apelar ao consumo. Se o Centro Comercial acertar nesta fórmula, os retalhistas vão querer estar presentes nesse espaço”.

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