20 novembro 2015

Vendido! Saiba como destacar qualquer casa


A 8 de Outubro no SIL – Salão Imobiliário de Lisboa, juntaram-se 3 especialistas da área da Mediação Imobiliária para falar sobre como destacar qualquer imóvel para venda. No workshop orientado por Massimo Forte, reconhecido formador na área, rapidamente se fez entender à plateia que só existem 2 motivos pelos quais uma casa não se vende: preço demasiado elevado (fora de mercado da zona quanto a preços de procura e preços efetivos de venda de outros imóveis similares); e promoção desajustada.


É claro que a primeira poderá levar à consequência da segunda, e assim sendo, quando existe uma forte preocupação sobre o preço adequado para venda, é inevitável que a adequada exposição no mercado se torne depois no único fator crítico de sucesso para a venda.

Mas não basta publicitar o imóvel na internet e colocar uma placa, é preciso ir mais longe e apostar na imagem do imóvel a promover. E foi a partir deste ponto que Rita Miranda se fez intervir neste workshop explicando a importância da sua área de especialização, o Home Staging, técnica de origem Norte-Americana, que muitas vezes é confundida com a área de decoração ou outras atividades similares. A Rita explicou que o Home Staging tem como objetivo preparar o imóvel para que este se torne mais apelativo e atrativo para uma venda de valor acrescentado. Rita Miranda é a mais conceituada especialista nesta área em Portugal e com provas dadas em muitas operações imobiliárias, para além de uma explicação sobre o seu percurso na área do Home Staging, resumiu 5 preciosas dicas para preparar um imóvel para venda:

1. Despersonalizar - é uma das regras de ouro de Home Staging. Porquê?
A presença de objetos pessoais dos atuais proprietários não permite ao cliente comprador imaginar-se na casa como sendo o proprietário, o que o afasta emocionalmente da compra do imóvel;

2. Arrumar - torna o imóvel mais agradável para a visita e prepara-o para as fotografias. Porquê?
Transmite uma sensação de harmonia e cuidado com o imóvel, demostrando ao cliente comprador que a casa está a ser cuidada.

3. Investir na cosmética - sugerir pequenos reparos e alterações. Porquê?
Com o investimento em pequenas alterações consegue-se destacar o verdadeiro potencial do imóvel.

4. Limpar - outra regra básica no Home Staging. Porquê?
Ninguém se consegue imaginar a viver um imóvel que não esteja devidamente limpo.

5. Iluminar - colocar todas as luzes da casa acesas durante a visita e para as fotografias. Porquê?
A luz é uma das características mais avaliadas num imóvel, por isso, devemos demonstrar o seu potencial máximo.

Só depois do imóvel preparado é que se deverá investir na fotografia, e sobre este ponto de vista, o Pedro Pereira da Silva teve a oportunidade de partilhar neste workshop diversas técnicas para tornar a fotografia o mais apelativa possível. Sobre este tema, é preciso referir que 90% dos potenciais compradores iniciam a sua procura de casa via internet, e depois definirem os principais itens para a sua pesquisa como preço, tipologia e zona, focam-se na visualização das fotografias, sendo este é o fator decisivo para uma pesquisa mais aprofundada. Alinhado com a célebre frase, uma imagem vale por mil palavras, Pedro Pereira da Silva, especialista em fotografias a imóveis, referiu de forma clara 7 dicas para melhorar fotografias a interiores de imóveis:

1 - Escolha uma máquina, não um telemóvel
Mesmo tendo um telemóvel com câmara fotográfica com muitos megas pixel, não se deve usar para este tipo de fotografia. Opte antes por uma máquina com as seguintes características base: maior grande angular possível; configurações manuais; modo de disparo automático.

2 - Compre um tripé
A maioria das fotografias de interiores são feitas com baixa velocidade, use um tripé para que a sua fotografia não fique tremida. Utilize o disparador automático evitando uma fotografia tremida por premir do gatilho da sua máquina.

3 - Estude a altura a que a máquina deve ser posicionada
Para garantir a rápida compreensão da sua fotografia, deverá posicionar a sua máquina a uma altura média de 1,60m para que a perspetiva seja real para a maioria dos seus clientes.

4 - Seja rigorosa na perspetiva das fotografias
Procure ser rigoroso nas perspetivas, garanta que o seu enquadramento fica paralelo ao chão e que as linhas verticais do fotograma estão perfeitamente verticais. Se cumprir estes duas sugestões, terá fotografias muito mais equilibradas na sua perspetiva e mais fáceis de compreender pelo seu cliente.

5 - Seja objetivo na abordagem fotográfica
Seja objetivo e analítico na escolha da sua abordagem fotográfica. Se pretende vender um imóvel, opte por mostrar a totalidade das áreas de cada divisão, se pretende arrendamento mobilado, opte por fotografar ambientes, tal como acontece em reportagens de revistas de decoração.

6 - Não use flash
Para que não tenha os famosos clarões na sua fotografia, não use flash. Explore as mais-valias da utilização de um tripé, combinado com o disparo automático, para que a câmara esteja a operar sozinha no momento da captura da imagem

7 - Utilize um editor de imagens
Nos dias de hoje, a maioria de nós utiliza diariamente programas informáticos, use um editor de fotografia para melhorar ou corrigir as suas imagens. Caso não esteja familiarizado com o seu editor freeware (de utilização livre, sem custos), utilize as opções automáticas de correção de cor, verá que na maioria das vezes a fotografia ficará muito mais real.

Se seguir estas 7 dicas, certamente os resultados serão muito positivos e terá melhores fotografias, logo, os seus imóveis serão muito mais visitados nas plataformas existentes.

Estas são as tendências de mercado na mediação e promoção imobiliária ao nível da apresentação de produto imobiliário, por isso, para a plateia deste workshop ficou claro que deve seguir todas estas dicas e aprofundar conhecimentos através da formação que estes três profissionais ministram todos os dias para que possa dizer: VENDIDO!

Por Massimo Forte, coach, professor universitário
Fonte: VidaImobiliária

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