26 janeiro 2016

Preços das casas com aumentos até 10% em 2015


A avaliação utilizada pelos bancos para a concessão de crédito para a casa fechou o ano em alta. Os preços dos imóveis estão mesmo no nível mais elevado em três anos. Funchal, Barcelos e Porto lideram as subidas. Os preços das casas continuam a aumentar. No último mês de 2015, cada metro quadrado em Portugal valia, em média, 1.050 euros para as instituições financeiras.


Um aumento superior a 4% face ao ano anterior. Mas, em algumas zonas verificaram-se crescimentos mais expressivos, que chegaram aos dois dígitos. A nível nacional, no último ano, apenas uma região não acompanhou o movimento de subida da avaliação bancária. 

Os bancos estão a aumentar a avaliação que atribuem aos imóveis. A média da avaliação bancária, a nível nacional, aumentou, no final de 2015, pela primeira vez desde 2009. De acordo com os dados publicados pelo INE, em Dezembro, cada metro quadrado valia, em média, 1.050 euros, um máximo desde Abril de 2012, e que representou um aumento de 4,48% face a Dezembro de 2014. 

A tendência de crescimento foi, aliás, partilhada por todas as zonas urbanas, à exceção de Gondomar, onde a avaliação bancária terminou o ano nos 849 euros por metro quadrado, exatamente o mesmo nível do ano anterior. Contudo, em algumas zonas, assistiu-se a um crescimento expressivo. Funchal, Barcelos e Porto foram as regiões onde os preços mais aumentaram: 10,03%, 8,92% e 8,62%, respectivamente. 

"Há quatro razões para a recuperação dos preços (consequência de uma maior procura)", explica Miguel Poisson. Por um lado, verifica-se "uma maior confiança no mercado (contexto macroeconómico mais favorável)", frisa o director-geral da ERA. Além disso, "muitos aforradores transferiram as poupanças dos depósitos a prazo para investimentos em imóveis" e "muitos investidores estrangeiros estão a investir em Por-tugal", sublinha. Mas esta subida da avaliação bancária revela também a maior abertura dos bancos para a concessão de crédito à habitação que, em 2015, "aumentou mais de 70% face a 2014", realça. 

Porto anula crise 

O Porto tem sido a zona onde os preços mais recuperam. "À semelhança do que se verificou em Lisboa em 2014, a cidade do Porto em 2015 teve um forte aumento em termos de procura imobiliária", explica Ricardo Sousa, administrador da Century 21 Portugal. Face a Maio de 2011, período marcado pelo pedido de ajuda ex-terna, a avaliação bancária já sobe 2,56%, tendo mais do que compensado as quedas registadas neste período. Esta é, aliás, a única zona que já anulou os efeitos da crise nos preços dos imóveis. 

Mas também a capital do país tem vindo a recuperar. Face a Maio de 2011, a avaliação bancária em Lisboa desce 5,16%. Ainda assim, continua a apresentar o valor mais elevado a nível nacional. Os bancos avaliam cada metro quadrado, em Lisboa, a 1.875 euros. Em sentido inverso, em Santa Maria da Feira, a avaliação bancária ascende a 801 euros por metro quadrado. Ou seja, com 100 mil euros, é possível comprar uma casa com 53,3 metros quadrados em Lisboa e com 124,8 em Santa Maria da Feira.

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.