27 maio 2016

Investidores compram casas na Baixa do Porto para arrendamento turístico


A compra de casas para investimento na Baixa do Porto aumentou de forma significativa no último ano. Apartamentos T0 e T1 são comprados ou reservados em planta ou na fase de reconstrução dos edifícios, sendo visível que antes da conclusão dos empreendimentos a comercialização está concluída. A maioria das frações, especialmente T0 e T1, são reservadas por investidores e são destinadas ao arrendamento turístico, sendo que as tipologias maiores, T2 e T3, são compradas pelo cliente final e destinados a habitação própria. Especialmente quando o edifício tem garagens, facto que acontece com pouca frequência.

Esta situação é visível num conjunto de projetos que se encontram em fase de reabilitação, localizados no centro do Porto e que estão, neste momento, em fase de comercialização, a cargo da Predibisa. Os projetos têm a conclusão da construção prevista para finais de 2017.

É o caso dos edifícios de apartamentos, com espaços comerciais no piso térreo, Flores Plaza Residencial, Edifício Mouzinho da Silveira & Bainharia, Edifício N.U. Sá da Bandeira e Edifício DL 205, (Rua Duque de Loulé), que se encontram em comercialização.
Também na promoção é visível o papel dos investidores estrangeiros, como é o caso do Edifício Mouzinho da Silveira & Bainharia, que pertence a um empresário irlandês. Nos outros edifícios a promoção é feita por empresas nacionais.

A reconstrução e a aquisição das habitações, inseridas em empreendimentos que se encontram nas zonas prioritárias de reabilitação urbana, estão atualmente contempladas com um conjunto de isenções fiscais a nível do IVA, IMI, IMT, IRS e de incentivos municipais e que podem ser consultados no site da SRU Porto Vivo.

Flores Plaza em início de construção

O empreendimento Flores Plaza, localizado entre as ruas das Flores e Mouzinho da Silveira, é um caso em que, apesar de se encontrar no início de construção, apresenta já mais de metade dos apartamentos vendidos. Constituído por 21 apartamentos, dez deles T1, e os restantes TO, T1 e T2, dúplex ou com varandas, apresenta preços — para as tipologias em venda - que vão dos 185 mil euros aos 325 mil euros (neste caso uma tipologia com 151 m2 e um terraço de 44 m2). As áreas médias vão dos 50 m2 aos 100 m2).

Este projeto de reabilitação urbana encontra-se inserido na área classificada como Património Mundial pela UNESCO, concretamente no quarteirão do eixo de intervenção Mouzinho/Flores, levado a cabo pela SRU Porto Vivo. Devido a esse facto, o edifício mantém a traça original.
A nível de acabamentos, destacam-se, nos apartamentos, os tetos falsos, em gesso cartonado pintado, as paredes em gesso projetado pintado e as caixilharias e madeira e vidro duplo com estores. 

Edifício DL 205, na Rua Duque de Loulé 

Também o edifício DL 205, localizado na Rua Duque de Loulé, próximo da Praça da Batalha, inserido também na zona de intervenção prioritária de reabilitação urbana, apresenta, neste momento, nove apartamentos vendidos ou reservados, de um total de 16 frações.
Constituído na totalidade por tipologias T0 e T1, algumas com pátios e varandas, apresenta áreas médias brutas de 60 a 70 m2. Os preços por fração rondam os 70 mil a 100 mil euros. 
De acordo com a Predibisa, "ao longo dos últimos anos, nota-se uma forte procura na reabilitação de edifícios da Baixa do Porto, com grande incidência nas imediações da Batalha". Também os edifícios localizados na Avenida Rodrigues Freitas, Rua de Santo Ildefonso, Rua Alexandre Herculano e Praça da Batalha são procurados porque estão inseridos em zonas de grande apetência.
O edifício DL 205 mantém a traça originai, tornando este projeto numa mais-valia para a zona em questão. Trata-se de uma construção do final do seculo XIX, de inegável interesse arquitetónico, e inserido num quarteirão cujas características de preservação se mantêm inalteradas no que diz respeito a intervenções recentes, conferindo, por isso, uma grande união e identidade a todo o conjunto.
O edifício é composto por 4 pisos. O rés-do-chão tem uma utilização mista com um comércio e três apartamentos, enquanto os pisos superiores são ocupados por 12 frações, destinadas exclusivamente a habitação.
Edifício Mouzinho da Silveira & Bainharia 
No coração do Centro Histórico do Porto, a Predibisa está a comercializar o Edifício Mouzinho da Silveira & Bainharia, de significativa dimensão. O empreendimento compreende sete prédios localizados entre quatro ruas históricas da cidade: a Rua de Mouzinho da Silveira, aberta em 1875, e as artérias medievais da Rua da Ponte Nova, Viela do Anjo e Bainharia. A reabilitação do imóvel respeitará a sua arquitetura e métodos construtivos originais, mas introduzirá melhorias em termos de conforto térmico e acústico, bem como instalações sanitárias e cozinhas modernas e elevador. O projeto prevê (na fase 1) um espaço comercial e 15 apartamentos de tipologias T0 e T1 e (na fase 2) mais 16 apartamentos com tipologias T0 e T2. Com áreas médias entre os 50 m2 e os 100 m2, apresenta preços entre os 125 mil euros e os 240 mil euros. 

Edifício N.U. da Rua do Ateneu Comercial 

Na Rua Sá da Bandeira, como na Rua do Ateneu Comercial do Porto, está em fase de remodelação para habitação e comércio o Edifício N.U. Sá da Bandeira, com um total de quatro T2, 1 T3 e duas lojas.

O imóvel insere-se no Quarteirão D. João I, e toda a zona envolvente até ao Mercado do Bolhão, integra uma das zonas de reabilitação do centro da cidade, que está a ser dinamizada pela Câmara Municipal do Porto, pela Porto Vivo, SRU e outras entidades particulares, e irá sofrer duas das mais importantes intervenções de reabilitação, nomeadamente, na Praça D. João I e no Mercado do Bolhão. A Rua do Ateneu Comercial terá, futuramente, uma passagem subterrânea que irá ligar esta artéria ao Mercado do Bolhão. Os apartamentos, com áreas entre os 70 m2 e os 150 m2, apresentam preços entre os 80 mil euros e os 440 mil euros, o que os coloca num segmento médio alto de clientes. Tem também duas lojas localizadas na Rua Sá da Bandeira.

Fonte: Vida Económica

1 comentário:

  1. Trespasso Café Snack Bar em Ermesinde com Jogos Santa Casa.
    200m2. Licenciamento ate 2.00 A.M.
    Punto de reuniao emblematico.

    Telefone de Contacto: 229.74.22.47.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário.