30 setembro 2016

200 mil imóveis para vender e arrendar no maior salão do país


O Salão Imobiliário de Portugal - SIL 2016 tem uma participação de 300 entidades e espera mais de 55 mil visitantes. O mercado imobiliário está a ani­mar e prova disso é a crescente participação da próxima edição do Salão Imobiliário de Portugal – SIL, que vai decorrer na próxima semana, entre os dias 5 e 9 de outubro, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa.


Será a 19.ª edição que irá re­u­nir mais de 300 entidades e empresas que vão ocupar mais de 12 mil metros quadrados de exposição e atividades várias e on­de vão estar mais de 200 mil imóveis de oportunidade de compra ou arrendamento.

Mais uma vez, a maior feira de imobiliário portuguesa é organizada pela Fundação AIP, com a colaboração de várias entidades, como a Câmara Municipal de Lisboa, a APEMIP, os patrocínios da Caixa Geral de Depósitos e da Century 21.

Todos os anos, o Salão Imobiliário tenta fazer chegar ao público novidades e um formato adequado ao momento do mercado e para esta edição Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL, revela o que traz de novo a este salão. “Apresentamos uma quantidade de novidades, pois há expositores novos, salientamos a presença do Turismo de Portugal e a forte aposta em temáticas atuais e promissoras como o tema da Conferência do SIL “ O Paradigma entre o Imobiliário e o Turismo” ou a V Conferência Green Project Awards ‘Cidades e Mobilidade Sustentáveis – Sob o signo da resiliência’”.

Além da questão do turismo, tão premente e cada vez mais associada ao mercado imobiliário, surgem outras ações que, não sendo novidade, são importantes, tais como a Hasta Pública da Direção Geral Tesouro e Finanças, a realizar no dia 6 e que será composta por 12 imóveis com uma valor base global de 6.645.400 euros, distribuídos por sete distritos (Braga, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Évora, Faro e Funchal). “Estarão presentes, essencialmente, imóveis destinados a habitação ou serviços (apartamentos, moradias e dois edifício), bem como o Leilão Imobiliário da Caixa Geral de De­pósitos, que se vai realizar no sábado e no domingo”.

A gestora do SIL salienta ainda a presença internacional tão impor­tante para o mercado imo­biliário. No entanto, ao contrário das edições anteriores, o SIL 2016 decidiu não ter o habitual país convidado, visto que es­tarão muitos investidores estrangeiros presentes no evento. “Até porque, ao longo dos últimos anos, o SIL tem estado presente em vários destinos internacionais. Só este ano, o SIL já esteve com as empresas portuguesas em Paris, Lyon, Pequim e Dubai, estando confirmada a vinda de investidores franceses, do Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, China e Emirados árabes Unidos”, salienta.

A retoma da confiança dos empresários

Sandra Fragoso admite que se verifica alguma retoma na confiança dos empresários do imobiliário. “O crescimento do SIL é o reflexo da retoma do setor, é um meio eficaz para os ne­gócios no setor imobiliário. Prova disso é o regresso de muitos promotores, mediadores, banca e de novas empresas que participam pela primeira vez, co­mo é o caso do Turismo de Por­tugal, transmitindo assim a situação atual do setor”. A gestora estima, para este ano, a presença de 300 empresas, o que representa um aumento de cerca de 10% face à edição anterior.

Estimam cerca de 55.000 visitantes entre profissionais e público que poderão circular pe­los quatro pavilhões da FIL, pois decorre em simultâneo com o SIL, no Pavilhão 3 e Multiusos, a Intercasa (Pavilhão 1), o LX D – Lisboa Design Show (Pavilhão 2) e o Vintage Festival (Pavilhão 4).

Este ano, o Open Day será no dia 6 de outubro, segundo dia do SIL, para convidados, pois, tal como no ano passado, foi uma aposta ganha, graças à qualidade e quantidade dos visitantes, que deixou os expositores bas­tante satisfeitos.

Destaque também para o Espaço International Meeting Point, local mais exclusivo para promoção de reuniões entre compradores e empresas e a bol­sa de arrendamento.

Como sempre, são várias as iniciativas a decorrerem, como o Encontro Century 21 – que realiza, pelo segundo ano consecutivo, a Festa da Família, um espaço composto por um ‘stand’ que reúne diversos especialistas de diversas áreas e que pretende contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos das famílias -, bem como a cerimónia de entrega de Prémios SIL, a Reunião de Outono da CIMLOP, o seminário da APEMIP e o Leilão Imobiliário da Caixa Geral de Depósitos.

Fonte: Jornal Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.