13 setembro 2016

Maior parte das casas da AML são vendidas em menos de 6 meses


Cerca de 55% das casas em oferta na Área Metropolitana de Lisboa entre o 2º trimestre de 2015 e o 1º trimestre de 2016 demoraram menos de 6 meses a ser vendidas, segundo apurou recentemente a Confidencial Imobiliário no âmbito do SIR.


No período acumulado de 12 meses terminado no 1º trimestre deste ano, as empresas que integram o SIR para esta região reportaram um total de 6.746 casas transacionadas na AML, das quais cerca de 20% foram vendidas em menos de 3 meses e 35% entre os 3 e os 6 meses.

Ricardo Guimarães, diretor da Ci, comenta em comunicado de imprensa que «o facto de mais de metade das casas evidenciarem um tempo de absorção até seis meses e de os imóveis com mais potencial serem mesmo vendidos em apenas três meses, é já um sinal da crescente procura de habitação». Este responsável acredita que «esta pressão resulta da cada vez mais evidente carência de oferta compatível com uma procura potencial por parte dos compradores domésticos, especialmente das famílias, cujas dinâmicas não cessaram e foram gerando pressões para a compra ou mudança de habitação, num cenário em que quase todo o investimento dos últimos anos em habitação foi canalizado para novos setores e outros perfis de compradores».

25% das vendas de casas realizadas neste período na AML ocorreram num período entre 6 e 12 meses desde que as casas foram colocadas em oferta. Por outro lado, em termos geográficos, do total de vendas realizadas, 40% concentrou-se no concelho de Lisboa, seguido de Sintra, Cascais e Oeiras, com pesos entre 8% e 9%. Em Lisboa, a maior parte das vendas indicadas ao SIR nesse período apresentaram um preço médio de venda entre 1.750 euros/m² e os 3.000 euros/m². 

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.