10 novembro 2016

Empréstimos da casa já superam total de 2015



Depois de 2015, este ano também está a ser marcado pela recuperação do crédito à habitação. Nos primeiros nove meses de 2016, as instituições financeiras já emprestaram mais de 4.000 milhões de euros, um montante que supera tudo o que foi concedido no ano passado, de acordo com os dados do Banco de Portugal. O novo crédito para a compra de casa está mesmo em máximos de seis anos.

Depois de dois meses de quebra do novo montante concedido, com o fim das férias dos bancos voltaram a emprestar mais dinheiro às famílias. As instituições financeiras emprestaram 512 milhões de euros para a compra de casa, em Setembro, de acordo com os dados publicados pelo Banco de Portugal, esta terça-feira. Só em Junho tinha sido concedido mais dinheiro para este fim (587 milhões de euros).

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, foram concedidos 4.173 milhões de euros. Ou seja, o dinheiro emprestado até Setembro já supera todo o montante concedido no ano passado (4.013 milhões de euros).

Este montante é, aliás, o mais elevado desde o mesmo período de 2010. Foram, assim, ultrapassados os valores de credito à habitação concedido em 2011, ano marcado pela chegada da troika. Face ao mesmo período do ano passado, os novos empréstimos para a casa aumentaram 51%. 

Mas não foi só o crédito à habitação que recuperou em Setembro. No crédito ao consumo, foram emprestados 328 milhões de euros. Trata-se do valor mais elevado desde Março. Desde o inicio do ano, foram emprestados 2.781 milhões de euros, mais 23% do que no período homólogo.

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.