18 novembro 2016

ERA Portugal é a filial mais rentável da Europa e uma referência na rede


O bom momento que está a atravessar o mercado imobiliário nacional permitiu, também, que a ERA Portugal seja “a filial mais rentável na Europa e das mais rentáveis do mundo”, refere Miguel Poisson, diretor-geral. Isto porque os agentes das lojas ERA Portugal são os que apresentam um volume de negócios superior, per capita, em comparação com as restantes filiais europeias. Por isso, acrescenta, “somos a filial de referência na Europa e no mundo”.


Este facto leva a que, regularmente, os responsáveis da ERA Portugal sejam convocados para reuniões e convidados para diversos eventos para explicar as características do modelo de negócio implantado no nosso mercado. É o caso de França, onde as lojas implantaram o sistema tecnológico da ERA Portugal. Também na área de serviços foi implantado o modelo de financiamento e de certificação utilizado pela rede no nosso país. 

Contudo, este percurso iniciou-se há 18 anos, com períodos de grande crescimento, mas marcado também pela evolução do mercado nacional que permitiu consolidar a sua posição e atingir a notoriedade que granjeia atualmente. 

Desde 1998, data de entrada da ERA no mercado nacional, a trajetória foi de crescimento permanente até 2010, altura em que o mercado nacional sofreu uma fase de arrefecimento. 

Depois destes anos o mercado nacional passou a contar com uma nova realidade. Nessa altura houve uma quebra do financiamento bancário, as famílias deixaram de ter condições para comprar casa e esta estagnação levou a uma queda abrupta na venda de casas, reduzindo drasticamente os negó- cios das empresas que atuavam no mercado. A ERA não foi exceção e sofreu um decréscimo na faturação. 

Contudo, destaca Miguel Poisson, “os anos de 2010 e 2011 foram aproveitados pelo master franchising da ERA para concretizar um conjunto de investimentos e levar a cabo uma reestruturação na rede, que passou pela seleção bastante mais fina dos franchisados e por uma aposta na sua formação”. 

Este fato permitiu que, em 2013 - altura o país passou a ser um destino preferido dos investidores estrangeiros - a ERA estivesse preparada para responder a este novo desafio, iniciando uma nova fase de crescimento dos negócios.

Aumento das vendas 

Um crescimento continuado que se iniciou em 2013, em que apresentou um aumento de 21%, 2014 subiu para os 29%, 2015 para os 37%, e nos primeiros nove meses de 2016 esteja nos 30%. 

Para Miguel Poisson, este crescimento deve-se a alguns fatores. Por um lado, a entrada massiva de estrangeiros atraídos pelos novos instrumentos criados pelo governo, o caso dos Golden Visa e, especialmente, pelo regime fiscal para residentes não habituais, que permitiu que cativar os franceses, que agora ultrapassam em número os ingleses. 

Por outro, o facto de se terem criados as condições para que as instituições financeiras facilitassem a concessão de crédito e, assim, se verificasse um aumento de 74%, em 2015, em comparação com 2014 e, nos primeiros nove meses deste ano, crescesse 51%, em comparação com o ano passado. Simultaneamente, a maior confiança na economia permite que os pequenos e médios investidores e as famílias invistam mais no imobiliário, conseguindo rentabilidades de 4 a 8%, e, por vezes, superiores a dois dígitos, especialmente em alguns negócios relacionados com o alojamento local. 

Quota de 25%

Neste momento a ERA detém uma quota de 25% do mercado mediado em Portugal, que se estima esteja nos 60% dos imóveis vendidos anualmente. Um fator muito positivo, na medida que se constata que cada vez mais pessoas recorrem à mediação e que o mercado se torna cada vez mais profissional. 

Miguel Poisson destaca o facto de se verificar que, neste momento, a grande maioria dos mediadores tem uma formação superior, o que permite aumentar a qualidade neste mercado. “Temos equipas em que todos os profissionais são licenciados”,destaca. 

A ERA Portugal tem também uma situação privilegiada em relação aos parceiros europeus, já tem é a empresa com maior quota de mercado.

Os pilares do sucesso 

Na opinião de Miguel Poisson o sucesso da ERA deve-se a um conjunto de aspetos que funcionam como pilares da organização. 
  1. Em primeiro lugar, o modelo de funcionamento genérico que a ERA adaptou à realidade nacional. “Temos uma equipa de consultores de operações que acompanham as lojas na abertura e durante todo o período de contrato com o franchisado”, explica. Acrescenta, “funcionam quase como sócios, sem participar no capital. São parceiros de negócio”. 
  2. Em segundo lugar, a aposta num sistema tecnológico inovador (sistema CRM), uma ferramenta importante no relacionamento com o cliente. 
  3. Em terceiro lugar, a forte aposta no marketing, que é conseguida pela criação de uma imagem moderna, dinâmica, que permitiu dar mais notoriedade à marca. 
  4. Em quarto lugar, a importância da formação, como um fator absolutamente crítico para o sucesso e onde a rede tem uma aposta muito grande. 
  5. Em quinto lugar, a forte aposta nos recursos humanos, passando por uma seleção muito rigorosa, mas criando condições de integração de franquiados com formações e experiências diferentes, mas que mostram grandes qualidade a nível de confiança e de liderança. Por último, a ERA distingue-se por ser uma rede com uma organização muito bem definida, que permite uma eficiência de resultados muito grande.
artigo publicado no Caderno Imobiliário do jornal Vida Económica

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