03 novembro 2016

Reabilitação inteligente e sustentável no Palácio da Bolsa


Programa RU-IS, resultante de um protocolo entre a Porto Vivo SRU e a AICCOPN, será apresentado na Semana da Reabilitação Urbana do Porto. A próxima edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que este ano terá lugar no Palácio da Bolsa, arranca no dia 7 de novembro e vai dinamizar um conjunto de conferências, workshops, tertúlias e exposições nos quais estão envolvidos mais de 120 oradores.


A sessão de inauguração da IV Semana da Reabilitação Urbana Porto será marcada pela presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, além do presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, do presidente da AICCOPN, Reis Campos, e do presidente da Porto Vivo, SRU, Álvaro Santos. 

Este primeiro dia prevê ainda a apresentação do Programa RU-IS, resultante de um protocolo entre as duas últimas entidades; bem como pela apresentação da nova edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. 

Combate ao desemprego

Para o presidente da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, Manuel Reis Campos, “nenhumas dúvidas subsistem quanto à importância da reabilitação urbana”, uma vez que “constitui uma das poucas oportunidades de que Portugal dispõe, enquanto instrumento indutor do crescimento económico e da criação de emprego. Para além de ser capaz de atrair o investimento nacional e estrangeiro, é essencial para a promoção da coesão territorial e social de todo o país”. 

É nesse sentido que a Semana da Reabilitação do Porto tem para a AICCOPN “uma importância acrescida”, acrescenta. A iniciativa, “a qual a associação desde o início apoiou, tem o mérito, por si só, de recentrar a atenção dos agentes do setor e dos decisores políticos numa questão que é essencial, consolidando a reabilitação urbana, como uma temática prioritária”. 

Porém, refere, “a edição de 2016, constituirá um primeiro passo na consolidação de um novo estágio de desenvolvimento para a reabilitação urbana, no qual pretendemos envolver todo o setor, com enfoque na qualificação das empresas, em especial as PME’s que atuam neste mercado”. 

A “Reabilitação Urbana – Inteligente e Sustentável”, projeto que a AICCOPN está a promover com o apoio do Norte2020, vai ser lançado nesta Semana da Reabilitação Urbana e prevê a realização de diversas iniciativas que visam valorizar a inovação e reforçar a competitividade do tecido empresarial, “sensibilizando, tanto as empresas, como o mercado em geral, para a importância de perspetivar esta atividade de uma forma diferente”, afirma Reis Campos. 

Mais “do que um conjunto isolado de intervenções, a reabilitação assume um papel imprescindível, enquanto fator de competitividade de um país. Há que reconhecer que a competitividade dos países depende, em grande medida, do aumento da competitividade das regiões e, em particular, dos espaços urbanos”. 

A AICCOPN está a “criar e promover uma marca coletiva que encerra uma oportunidade de diferenciação pela inovação”. De “um novo paradigma de desenvolvimento que se reflete em toda a fileira da construção, desde as matérias primas, transformação de materiais e produtos, construção, equipamentos e fornecedores de outros bens e serviços de projeto de engenharia, fiscalização, arquitetura e mediação. Esta é a reabilitação urbana que queremos para o futuro e que estará necessariamente associada à marca “RUIS: Reabilitação Urbana – Inteligente e Sustentável”.

Fonte: Público Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.