23 dezembro 2016

Avaliação bancária à habitação sobe para máximos de cinco anos em novembro


Valor médio da avaliação disparou 4,6% em termos homólogos e quase 1% face a outubro. O valor médio de avaliação bancária das habitações subiu em novembro para o nível mais elevado desde setembro de 2011, em mais um sinal do sentimento positivo no mercado imobiliário nacional.


Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esse valor médio subiu para 1091 euros por metro quadrado, um aumento de 0,9% (10 euros) no total do país face ao mês anterior e de 4,6% em relação ao período homólogo.

A tendência de aumento nas avaliações bancárias abrange todo o país, excluindo o Algarve, única região onde a avaliação continuou a descer.

“Apenas a região do Algarve apresentou variação negativa (-1,1%), o que acontece pelo terceiro mês consecutivo. Em comparação com novembro de 2015, o valor médio de avaliação no total do País aumentou 4,6% (3,8% no mês precedente). Os aumentos mais expressivos foram observados nas regiões Norte (4,8%), Centro (4,2%) e Área Metropolitana de Lisboa (4,3%).”

No que diz respeito à tipologia das habitações, os apartamentos registaram aumentos de 1,1% relativamente a outubro e de 4,4% face ao mesmo mês em 2015. O valor médio fixou-se nos 1137 euros/m2, com as maiores subidas registadas no Norte e Centro (5,7% e 4,5%, respetivamente).

Já as moradias, subiram na avaliação bancária para 1014 euros/m2 em novembro, uma diferença de quatro euros face a outubro, repetindo a variação de 0,4% registada no mês anterior. Em termos homólogos, a variação foi de 4,8%.

Fonte: Jornal Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.