14 abril 2012

Dicas: Redes sociais no mercado imobiliário – Como as utilizar correctamente?


Os social media são, cada vez mais, uma necessidade para os profissionais que se pretendem aproximar do público e consolidar a sua marca. Mas é o uso correto e estratégico das ferramentas que diferencia os resultados obtidos. Quais são as boas práticas a utilizar nos social media?  Em consulta a um fórum de imobiliário brasileiro conseguimos alguns conselhos que lhe podem ser úteis.
1) Que informações deveremos colocar no perfil de uma rede social?
Todas as empresas devem ter um objetivo bem definido antes de se lançarem numa rede social. Todas as informações que compõem este objetivo devem ser deixadas claras no perfil. Por exemplo, o horário de atendimento é fundamental. Algumas pessoas não têm smartphone para estar online a toda a hora. Isto pode deixar de ser um problema se definir que estará disponível das 09h às 19h, por exemplo. Além disso é fundamental fazer referência ao seu link – site ou blog -, cidade e zona de actuação, bem como uma breve descrição do seu produto ou serviço. As formas de contato são uma das informações mais importantes.
2) Verificamos constantemente que os perfis incluem informações e fotografias da vida pessoal/ profissional. Qual deve ser a postura de uma mediadora imobiliária? É aconselhável a integração de perfil pessoal com o profissional?
Esta é uma situação bastante delicada, que pode suscitar ainda algumas dúvidas. É possível conciliar perfis profissionais com pessoais, mas é preciso ter muita atenção, caso o faça. Preserve-se e tenha bom senso. As fotos pessoais não transmitem, de todo, qualquer profissionalismo, bem como não o transmitem as fotos com má qualidade.
Tenha sempre em mente que um vídeo ou uma imagem constrangedora ficam para sempre na Internet e ainda pode correr o risco de um amigo passar para outro e assim por diante. Quando o profissional menos se dá conta a informação pode chegar à empresa ou até mesmo ao chefe ou cliente, podendo influenciar até alguma possível venda.
Se por acaso considerar que vai ter dificuldade em conciliar diferentes redes sociais, defina primeiro em quais faz mais sentido que esteja presente e quais lhe podem trazer maior retorno, quer a nível do contacto com o público quer a nível da concretização de negócio. Pode atuar profissionalmente com o Twitter, Linkedin e, por exemplo, utilizar o Facebook para divulgar assuntos pessoais e se relacionar com os seus amigos.
3) Convidar outros amigos e profissionais para fazer parte da sua rede é o primeiro passo para estabelecer uma comunicação de qualidade. O que deve ser levado em conta na hora de convidar outros profissionais para fazer parte da sua rede de relacionamento?
O networking é essencial para qualquer profissional. Mas a educação vem acima de tudo. Envie um email com uma breve descrição de quem é e qual o objetivo de estar a adicionar o contacto da pessoa em questão.  Se não conhece o profissional que está a adicionar, procure conversar com a pessoa antes de lhe fazer chover notificações e e-mails. É importante conhecer um pouco da etiqueta digital para não cometer erros e ser considerado um chato. Evite sempre o excesso de mensagens e o envio de divulgação estritamente profissional sem nunca manter outro contato mais cordial. Nunca use mais de uma cor no texto do email, se quiser destacar algo importante, coloque em negrito ou sublinhado.
Saiba que se enviar um texto todo com letras maiúsculas, o leitor o pode interpretar erradamente. Tenha também em atenção as palavras utilizadas no título do email para não serem consideradas spam. Outra dica importante é preservar os emails dos seus clientes. Quando for enviar um email para várias pessoas, coloque em cópia oculta os demais endereços.
4) Para o mediador ou empresa que procura ser reconhecido no setor, o que é recomendado para estabelecer uma comunicação de qualidade nas redes sociais?
As redes sociais devem ser encaradas por qualquer profissional como uma extensão do seu próprio quotidiano. O que é ser um bom mediador offline? A mesma coisa será no Online, esta separação de On e Off deixou de existir.
Portanto, encare as redes sociais como um complemento de suas atividades diárias. Esteja sempre bem informado, quer em relação ao seu mercado, quer em conhecimentos gerais. Compartilhe artigos que ajudem outros profissionais a se instruírem, apresente pessoas interessantes aos seus amigos ou clientes, coloque-se à disposição para ajudar, quando for necessário.
Para empresas, o conteúdo é ainda mais importante, intercale o conteúdo institucional com conteúdo que interesse ao seu público. Fique atento, procure usar uma proporção de 60% de conteúdo sobre o universo do seu cliente para 40% do institucional.
Fonte: Fórum Imobiliário – Brasil

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