11 abril 2012

Retalho: Este ano em Portugal não será inaugurado nenhum centro comercial

De acordo com a mais recente edição do estudo European Shopping Centre Development, publicado semestralmente pela consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W), em 2011 as aberturas de novos centros comerciais na Europa foram afetadas por atrasos na construção em diversos mercados.


O mercado de centros comerciais português atingiu a maturidade e, à semelhança da evolução na Europa, a oferta de centros comerciais tem abrandado.

De acordo com os dados da Cushman & Wakefield, em 2012 não será inaugurado nenhum centro comercial em Portugal, atingindo assim um novo mínimo histórico deste indicador. «A maturidade do mercado de retalho em Portugal, sentida pelas modestas estratégias de expansão dos retalhistas, em conjunto com as quebras efetivas no volume de vendas no comércio a retalho e com as previsões para a evolução do consumo privado até 2013, traduzem um cenário a curto prazo que não favorece a opção pela construção de nova oferta de projetos de retalho», explica Marta Esteves Costa, associate, diretora do departamento de research e consultoria da Cushman & Wakefield.
Já em 2011 tinha sido atingido um mínimo histórico. A área inaugurada de centros comerciais em Portugal em 2011 correspondeu a um total de 62.600 m2, tendo sido o 3º valor mais baixo dos últimos 20 anos, apenas inferior aos valores registados em 2000 e 2010. Em 2011 apenas inauguraram dois novos centros comerciais: o Aqua Portimão, promovido pela Bouygues Imobiliária no Algarve com 35.500 m2 de ABL; e o Forum Sintra, projeto da Multi Development na Grande Lisboa que resultou da expansão do Feira Nova, acrescendo 27.100 m2 de ABL de nova oferta ao mercado. De acordo com as previsões atuais, em 2012 será atingido um novo mínimo histórico para este indicador, apontando as estimativas mais recentes para a ausência de inauguração de novos centros comerciais no país.
Ritmo de novas aberturas na Europa abranda
Dos 34 países analisados no estudo European Shopping Centre Development, 19 apresentaram descidas na inauguração de novos espaços comerciais face a 2010, especialmente em países como Republica Checa, Áustria, Eslováquia, Croácia e Bulgária, onde não se registaram aberturas no ano passado.
Em 2011, inauguraram apenas 197 centros comerciais na Europa. Destes, 117 tiveram a sua abertura no segundo semestre do ano, tendo a Europa Central e de Leste sido responsável por 65% do novo espaço comercial. À semelhança dos últimos anos, a Rússia e a Turquia foram dos mercados mais ativos neste setor, liderando na abertura de novos centros comerciais.
A Cushman & Wakefield justifica o abrandamento na nova oferta de centros comerciais em 2011 com atrasos na construção em diversos mercados. Se todos os projetos com conclusão prevista até final de 2011 tivessem efetivamente inaugurado, o valor de promoção teria aumentado cerca de 6,8 milhões de m², o que representaria um crescimento de 15% em relação ao stock de 2010. Contudo, os atrasos registados nalguns países como a Rússia, Turquia e Itália, fizeram com que as aberturas de 2011 chegassem apenas aos 5,9 milhões de m², número idêntico a 2010.
Em 2012/2013 segundo as atuais previsões deverão inaugurar 10,9 milhões m2, dos quais 6,4 milhões têm abertura prevista para este ano. No entanto, possíveis atrasos podem alterar outra vez os números previstos. A Europa Central e de Leste continuam a liderar o pipeline de novos centros comerciais nos próximos dois anos contabilizando mais de 61% da área nova em projeto.
Fonte: Vida Imobiliária

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