23 maio 2012

CBRE: Escritórios no Porto - Oferta e procura

O stock do mercado de escritórios do Grande Porto ascendeu, no final de 2011, aos 881 mil m2, com a conclusão de cinco edifícios ao longo do ano, traduzindo um acréscimo de oferta nova de cerca de 26 300 m2. Este valor representa um decréscimo de 32% na nova área de escritórios relativamente ao registado no ano anterior. A conclusão dos dois edifícios sede da EDP na capital do norte do País, com um total de cerca de 13 300 m2, teve um impacto significativo na oferta do ano. No primeiro trimestre de 2012, não foi inaugurado, no Porto, nenhum edifício de escritórios e, até o final do ano, está prevista a conclusão de apenas dois edifícios, num total de 7 mil m2.


Verifica-se uma redução significativa na promoção de novos edifícios de escritórios, situação que está evidentemente associada à crise económica do País e às dificuldades de financiamento à construção.

Quanto à oferta, foram ocupados, em 2011, aproximadamente 23 700 m2 de espaços de escritórios; uma área bastante superior à média dos últimos cinco anos, que ronda os 18 500 m2, e aproximadamente o dobro do ano anterior. A ocupação dos edifícios da EDP foi responsável por mais de metade deste valor, distorcendo, de certo modo, a realidade. De facto, o número de transações identificadas em 2011 foi 30% inferior ao ano anterior, confirmando o forte abrandamento que se tem assistido no mercado.

A absorção no primeiro trimestre de 2012 mantém esta tendência, com a ocupação de menos de 2 mil m2 durante o período.

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.