O mais recente estudo do mercado dos centros comerciais em Espanha realizado pela Aguirre Newman adianta também que a taxa de rentabilidade exigida pelos investidores oscila entre os 6,5% e 8,5% em função da qualidade dos activos.
O mercado espanhol tem actualmente 1,42 milhões de m² de área bruta locável (ABL) num total de 547 projectos operacionais com um tamanho médio de 26.126 m². Em 2011 foram inaugurados 12 novos projectos e foram ampliados dois shoppings num total de mais 410.132 m² de área ABL.
Em relação ao perfil dos investidores quebrou-se a tendência de 2009 e 2010, quando as operações de compra foram todas de investidores internacionais. Em 2011 reapareceram os investidores nacionais na totalidade das 14 transacções.
Desta forma a Área Bruta locável por 1.000 habitantes em Espanha está nos 304 m², o que coloca o mercado de centros comerciais em Espanha abaixo do que poderia ser considerada uma situação de saturação (situada nos 325 m² por 1.000 habitantes). No entanto, é preciso considerar que Cádis, Málaga, Zaragoza, Astúrias, Las Palmas, Valência, Corunha, Madrid, Múrcia, Alava e Vizcaya têm actualmente uma situação teórica de saturação com uma taxa de ABL de 325 m² por 1.000 habitantes. A situação piora em Las Palmas e Zaragoza com uma densidade comercial superior a 500 m² de ABL por 1.000 habitantes.
A Aguirre Newman, através de seu relatório, prevê que em 2012 vão surgir no mercado 12 novos centros comerciais com aproximadamente 584.000 m² de nova ABL, o que representa um aumento considerável em comparação com os 410.000 metros quadrados de nova ABL abertos em 2011. De sublinhar a dimensão dos novos projectos, seis dos quais serão superiores a 50.000 metros quadrados.
Fonte: Construir
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