Não tenhamos dúvidas de que as redes sociais se forem usadas de forma estratégica, são potenciais vetores de crescimento do mercado imobiliário, cujo setor ainda representa um dos pilares da nossa economia.
Veja-se a título de exemplo as discussões geradas em fóruns específicos para debate sobre o mercado imobiliário como os diversos grupos criados no Facebook, "Consultores e Mediadores Imobiliários" com mais de 3.000 participantes, "GESBUILD - Gestão Imobiliária" com mais de 1.000 participantes e que a cada dia recebe mais membros, ou o "CASAS PARA VENDA E ARRENDAMENTO EM LISBOA" e o "Imo News Portugal", também com mais de 1.000 participantes.
Muitos outros grupos abertos ou fechados existem ainda em ascensão, cada um na sua especialidade, tais como "MLS100% (Real Estate) - Portugal", "Avaliação Geral do Património, para todos", "100% Predimed Imobiliária", "Fãs Imóvel Alentejo", "Imóveis Financiamento 100%", entre outros.
No entanto, vale a pena destacar que todos os participantes envolvidos nestes grupos de debate são profissionais envolvidos com o mercado imobiliário, onde se destacam consultores, avaliadores, especialistas, angariadores, mediadores e gestores imobiliários, entre outros. Porém, é importante frisar que esta experiência ainda é muito recente e os profissionais ainda estão se adaptando a esta nova realidade que é potenciada pela redes sociais.
Por isso, ainda é bastante comum vermos muitos erros a serem cometidos, na forma como marcam presença nas redes sociais. É necessário conhecer bem este ambiente para que os resultados alcançados não sejam o oposto dos desejados.
Separei sete erros mais frequentes que são cometidos nas redes sociais. Tais erros, verdadeiros pecados mortais, devem ser combatidos por quem quer ter sucesso neste ambiente digital. Vamos a eles?
1. Fantasma virtual
Criar perfis em todas as redes sociais e não atualizar frequentemente. Este é um dos erros mais praticados e arrisca-se a ser eliminado pelos utilizadores. Vê-se perfis pessoais ou de empresas que parecem mais cidades fantasmas, abandonados e sem nenhuma interação.
Isso, deixa o perfil sem atração e causa irritação nos seguidores.
2. Preocupar-se mais com a quantidade do que com a qualidade
Lembre-se que sua vida virtual está diretamente ligada às suas práticas no mundo real. Não esteja preocupado em ver o seu número de amigos aumentar exponencialmente, pois pode estar expondo factos e acontecimentos da sua vida para quem você não conhece.
3. Cuidado com a sua imagem
As fotos que você partilha dizem muito sobre a sua personalidade e identidade, por isso tenha cuidado com o que expõe. Evite fotos inadequadas ou que comprometam os seus projetos de vida e profissionais. Na sua rede, além de amigos, você pode ter clientes e potenciais clientes e parceiros de negócios. Saiba, exatamente, como você quer ser visto.
4. Tenha atenção ao que escreve
Não é por as redes sociais, muitas vezes, serem encaradas como espaços mais informais que você irá escrever qualquer coisa. Preocupe-se em utilizar o português correto e evite o uso de gírias e palavras depreciativas ou preconceituosas. Este tipo de linguagem pode ter efeitos nefastos imensuráveis na sua imagem.
5. Querer algo em troca
Esteja nas redes sociais para construir relacionamentos. É muito percetível quando uma pessoa força uma interação apenas interessada em obter determinados benefícios.
Isso acaba comprometendo a sua imagem e você corre o risco de ser rotulado como um aproveitador nas redes sociais, aumentando os índices de rejeição.
6. Ficar oculto
As pessoas não gostam de se relacionar com quem elas não vêem. Portanto, não deixe de colocar sua foto para identificar o seu perfil. Evite colocar imagens que não tenham uma associação com você, pois as chances de não ser reconhecido são muito grandes.
7. Forçar uma amizade
Não existem amigos virtuais que não sejam reais. Se você passa por uma pessoa na rua e nem sequer lhe dá um bom dia, não se estabelece nenhum tipo de relação. Portanto não peça para adicionar essa pessoa aos seus amigos. Essa situação, além de constrangedora para quem recebe a solicitação, pode transmitir falsidade e causar objeção.
Lembre-se, a sua vida off line está intimamente ligada com a sua presença digital. A linha que as separa é muito ténue e, as pessoas que o seguem não fazem distinção entre seus comportamentos nestes diferentes ambientes. A sua imagem é construída também a partir da perceção que se tem das suas atitudes nas redes sociais.
Então, é preciso questionar-se: como é que eu quero ser visto e percebido pelas pessoas? Qual deve ser o meu comportamento para que eu atinja meus objetivos?
Relacionamento, interação, presença efetiva e atualização são palavras-chave para quem quer se destacar nas redes sociais.
Fonte: adaptado de um artigo publicado em Clliping Imóveis
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