05 novembro 2012

Congresso debate habitação social


.
Debater questões gerais de enquadramento e estratégicas da Habitação Social, bem como questões técnicas mais específicas – como a lei das rendas, o regime de arrendamento social, a eficiência energética dos edifícios e os fundos estruturais – é o objectivo principal do 3º Congresso de Habitação Social.

O evento a realizar no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa parte de iniciativa do Comité Português de Coordenação da Habitação Social (CECODHAS.P).

Nos dias 8 e 9 de Novembro, no ISCTE-IUL, em Lisboa, estarão presentes elementos da Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, ADENE -Agência para a energia, ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Associação Portuguesa de Bancos, IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, FENACHE - Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica e IHRU - Instituição de Habitação e Reabilitação Urbana.

Também pela 1ª vez em Portugal estará um membro do The Equality Trust, para apresentar a investigação de grande impacto político e social no Reino Unido sobre as desigualdades sociais e suas consequências. «É um trabalho interessante e que tem “abalado” o mundo político pois demonstra-se cientificamente aquilo que muitas vezes era uma ideia meio dispersa», explica João Carvalhosa, presidente do CECODHAS.P.

A organização espera 300 participantes oriundos de todo o continente e das ilhas. Assunção Cristas, ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, assistirá ao evento.

Objectivos
- Promover momentos de reflexão e debate entre os vários actores no Sector da Habitação Social 
- Enriquecer o debate sobre esta matéria, num momento em que se verificam significativas alterações legislativas 
- Proporcionar encontros entre os diversos actores, nomeadamente entre os decisores políticos e os técnicos 
- Proporcionar a apresentação de boas práticas e de projectos feitos pelas várias entidades gestoras de Habitação Social 
- Potenciar a criação de laços entre os investigadores/academia e as instituições, de forma a promover a realização de estudos e proporcionar oportunidades de investigação às Universidades 

Metodologia 
- Dois dias de Congresso 
- Sessões plenárias de abertura e encerramento dos dias com temas generalistas 
- Sessões temáticas concorrentes nas seguintes áreas: 
- Intervenção Social 
- Património e Urbanismo 
- Gestão e Administração 

Inscrições 
Online e gratuitas (sem direito a refeições) 


Fonte: Destak e Ordem dos Arquitetos

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.