25 novembro 2012

Faro vence concurso mundial para cidade inteligente


Faro é uma das cidades vencedoras do concurso Smarter Cities Challenge da IBM 2013. Assim, a capital algarvia é a primeira cidade portuguesa a vencer este prémio, que pretende tornar as cidades mais inteligentes e eficientes.

De acordo com a Lusa, o ponto central da proposta que a cidade apresentou a concurso é a gestão do mar algarvio. A revelação foi feita pelo presidente da autarquia, Macário Correia, em conferência de imprensa, esta terça-feira.


Outra das metas desta candidatura, agora aceite, é a criação de um sistema de informação de apoio à monitorização ambiental. Segundo Macário Correia, sistemas como o que está a ser projetado em Faro poderão ser essenciais para prever fenómenos naturais como o temporal que atingiu, a semana passada, a região do Algarve.

Durante a apresentação do projeto para a cidade de Faro, o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, salientou que o apoio dado pela empresa será na área da consultoria: os melhores especialistas da multinacional viajarão até às cidades vencedoras e fornecerão os seus serviços aos parceiros locais.

Para a 3ª edição deste concurso foram submetidas cerca de 100 candidaturas de cidades de todo o mundo. Para além de Faro, apenas mais três cidades europeias venceram este concurso: Lodz, na Polónia, Stavanger, na Noruega e Copenhaga, na Dinamarca.


Fonte: Boas Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.