27 novembro 2012

Fraudes com casas sociais


Fraudes com casas sociais
Entre quem tem direito a habitação social, há muitas famílias que dispõem de mais de uma casa com estas características: vivem numa e arrendam a outra. E a lei acaba por proteger estas situações.

Segundo o «Diário de Notícias», há casos de pessoas que, tendo casa atribuída pelo Estado, compraram casa própria, emigraram ou foram viver para outro sítio e arrendaram a habitação a terceiros, sem a entregarem, como deveriam, ao Estado.


Existem ainda alguns milhares de portugueses com rendimentos mais elevados que, apesar disso, continuam a pagar rendas baixas, precisamente porque a lei impede que sejam despejados para que a casa social seja atribuída a uma outra família (ver artigo).

«Estamos perante um sistema muito generoso que é totalmente vulnerável ao abuso e oportunismo», disse ao mesmo jornal o presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O Governo pretende alterar, até ao final, a legislação que se aplica às 120 mil habitações sociais geridas pelas autarquias, IPSS e pelo IHRU, de modo a resolver problemas como estes e dar resposta ao aumento considerável de pedidos de habitação social decorrente do agravamento da crise.

As rendas da habitação social estão sempre abaixo do valor praticado no mercado: vão desde os 4,85 euros aos 400. As que estão em atraso vão em 48 milhões de euros.

Fonte: AF

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.