31 janeiro 2013

C&W reforça serviços na área da sustentabilidade


A Cushman & Wakefield (C&W) anunciou que reforçou os serviços prestados na área de sustentabilidade. Em comunicado de imprensa a consultora imobiliária explicou que os serviços disponíveis estão integrados no departamento de gestão de projetos e dividem-se pelas áreas de eficiência e certificação energéticas, certificação de edifícios e consultoria.

Segundo a mesma fonte, de acordo com dados da União Europeia, a climatização e a iluminação dos edifícios são responsáveis por 40% do total de emissões de dióxido de carbono e pelo consumo de 42 % de toda a energia, e a C&W com o seu know-how na área de sustentabilidade em imobiliário pode contribuir para a alteração destes padrões de consumo, aconselhando os clientes a melhorarem a performance energética e ambiental dos seus imóveis.


Para o efeito, os serviços oferecidos pela consultora nas áreas de eficiência e certificação energéticas, incluem o aconselhamento e assessoria na fase de projecto referente a questões de arquitectura bioclimática, execução de certificações, assim como elaboração e implementação de planos de racionalização de energia, nomeadamente de contratos ESE (empresa de serviços energéticos).

Quanto à certificação de edifícios, a C&W avança que está habilitada para assessoria e implementação dos principais sistemas internacionais como o LEED (Leadership in energy and environmental design) e o BREEAM (building research establishment environmental assessment method), assim como o sistema português Lider A.

Na área de consultoria para a sustentabilidade, a C&W presta apoio na implementação de políticas corporativas nesta área a investidores e promotores, e ainda pode fornecer ferramentas de medição de performance aos seus clientes.

De acordo com Miguel Moreira, Leed Green Associate, do departamento de gestão de projectos, “À semelhança da reconhecida liderança da C&W Portugal em muitas áreas de imobiliário, pretendemos também ser uma referência na área da sustentabilidade”.

Também no âmbito da sua política de sustentabilidade, a Cushman & Wakefield lançou em 2012 o programa “sustainable community” (comunidade sustentável) que “pretende comunicar, de uma forma criativa e inovadora, as boas práticas de sustentabilidade que a consultora adopta no âmbito da sua actividade de gestão de imóveis. Esta iniciativa está em vigor em vários edifícios geridos pela C&W no Parque das Nações como Art’s (propriedade da Credit Suisse), Central Office (Pramerica), Torre dos Oceanos (Standard Life), Torre Fernão Magalhães (Credit Suisse), Mar Vermelho (Commerz Real), Espace e Explorer (Pramerica).

Fonte: Construir

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.