15 fevereiro 2013

Comprar para arrendar já rende


O arrendamento está a começar a profissionalizar-se e segundo as maiores mediadoras imobiliárias a operar em Portugal este é o melhor momento para comprar casa e colocá-la no mercado. 

“Os preços nunca estiveram tão baixos, as rendas continuam elevadas porque ainda há pouca oferta e muita procura e agora já existe um bom enquadramento legal e fiscal, porque além da nova lei, os rendimentos prediais passaram a ter o IRS à taxa única de 28%”, disse ao Dinheiro Vivo, o director-geral da Era, Miguel Poisson.


Perante este quadro, acrescenta o mesmo responsável, “neste momento há o enquadramento perfeito para investir e com uma rentabilidade duas ou três vezes superior à de um depósito a prazo”. Pelas contas da presidente executiva da Remax Portugal, Beatriz Rubio, é possível “ter rendimentos de 6% a 8% em relação ao preço de compra da casa”.

No entanto, não é de esperar que os preços desçam mais, pelo menos de forma generalizada. Segundo Beatriz Rubio, o que pode acontecer é as pessoas baixarem os preços porque precisam mesmo de vender, mas isso é o que tem estado a acontecer nos últimos anos.

“Já houve uma redução dos preços das casas e é muito difícil haver uma margem muito grande para novas descidas daqui para a frente”, considerou Miguel Poisson, acrescentando que nos centros urbanos as quebras foram de 5% e nas periferias os preços chegaram a cair 20%.

Nota-se também, conta o administrador da Century 21, Ricardo Sousa, que os preços médios das casas que se vendem está cada vez mais baixo e no caso deste mediadora, em 2012 esse valor rondou os 90 mil euros nas casas normais e os 70 mil euros nas casas dos bancos. “Em 2008, o preço médio era de 150 mil euros e em 2011 era de 120 mil”, repara.

Esta será uma das razões que leva a que, na Century 21, a compra de casas para colocar no mercado do arrendamento e o interesse dos investidores já tenha começou a aumentar, o que também tem ajudado a manter o nível de vendas que tem estado a perder terreno para o arrendamento.

Segundo dados recentes do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariados (STRN), em 2012 registaram-se menos 2.500 casas por dia, o que mostra que as vendas estão, de facto, a cair. Em contrapartida, nestas principais empresas, o arrendamento está a subir como nunca.

Só na Remax e na Century 21, os arrendamentos já representam, respetivamente, 60% e 55% das operações e todos os anos tem vindo a crescer. E na Era, de 2011 para 2012 o número de operações destas cresceu 89%, passando a representar 34% dos negócios.
Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.