13 fevereiro 2013

Mediadoras criam soluções para garantir pagamento das rendas


A RE/MAX e a ERA foram pioneiras no lançamento de soluções de proteção dos arrendatários no pagamento de renda.

A rede RE/MAX foi pioneira a lançar no mercado nacional a solução Renda Garantida, que assegura a proteção dos arrendatários no caso de incumprimento no pagamento das rendas, independentemente do motivo para a quebra do compromisso e após a falha do primeiro pagamento. Poucos dias depois a ERA avançou com a solução Arrendamento Seguro, um serviço alinhado com a nova lei do arrendamento, que assenta na “referenciação” dos inquilinos, que identifica os que têm menor risco de incumprimento através de um sistema independente de qualificação profissional, autorizado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

De acordo com a RE/MAX a “solução é acionada assim que o inquilino falha o pagamento da primeira renda, o que por lei terá de acontecer até dia oito de cada mês. Ao aderir a esta solução, os proprietários asseguram o retorno do seu investimento em imobiliário”. Esta rede lança esta solução em parceria com a Maxfinance, sendo ativada independentemente da razão que leva ao incumprimento, cobrindo rendas até três mil euros por um prazo máximo de 12 meses. 

Assim, “os custos inerentes à proteção jurídica, como honorário de advogados, custas jurídicas, custos relacionados com ordem despejo, entre outros, estão abrangidos pela solução Renda Garantida, pelo qual o proprietário paga 4% do valor anual das rendas. Para além disso, a RE/MAX trata de todos os procedimentos burocráticos inerentes a um processo de arrendamento”, lê-se no comunicado.

Identificação do inquilino

Por seu lado a ERA, “após o consentimento do potencial inquilino, apresenta ao proprietário, num período máximo de 48 horas, um documento que identifica o historial do inquilino (referências dadas por anteriores senhorios, pela entidade patronal, pelas Finanças, pela Segurança social entre outras entidades). A imobiliária garante, ainda, o pagamento ao proprietário, até 12 meses, para rendas mensais até 3500 euros, em caso de incumprimento do inquilino.

O Arrendamento Seguro foi implementado em parceria com a empresa inglesa Renda Protec, o que permite à ERA beneficiar da experiência vivida de quase 15 anos no mercado inglês, onde a referenciação é prática corrente, sendo usada por 84% do mercado de arrendamento com uma taxa de cumprimento dos contratos de arrendamento de 98%.

Em 2012, a RE/MAX “registou um crescimento de cerca de 30% no número de transações face ao ano anterior. No final do ano, o arrendamento correspondia a 60% da atividade da rede, o que revela um crescimento de 8% face a 2011”. O concelho de Lisboa é o que mais contribui para o mercado do arrendamento da rede, representando cerca de 24% dos negócios efetuados.

Por seu turno as operações de arrendamento da ERA “cresceram quase 100%. Em 2011, o arrendamento representava 18% do número de transações e em 2012 irá representar 34%” (dados até novembro).

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.