O setor da construção civil perdeu mais de dez mil postos de trabalho no arquipélago durante os últimos anos e os níveis de emprego, neste setor, recuaram para "níveis anteriores a 1985", refere um comunicado da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
As conclusões foram da Comissão Especializada da Construção Civil e Imobiliário que reuniu para analisar a situação no setor e apresenta um cenário negro para este ramo de negócio.
“O setor da construção civil tem sofrido profundos e graves reveses que são determinantes para se perceber os níveis atuais de desemprego nos Açores, necessitando de uma efetiva operação de reestruturação, perante a calamidade que já é evidente”, alerta a comissão.
A Câmara de Comércio alerta que os atuais 8.400 trabalhadores da construção civil também estão “ameaçados se não houver uma inversão da situação”, justificando que “pouco a pouco os trabalhadores das pequenas empresas vão perdendo os seus empregos”.
Neste sentido, é solicitado uma alteração da política de preços base, porque muitas vezes as obras são lançadas abaixo do preço de custo.
É solicitado uma aceleração das medidas de financiamento das empresas previstas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial. Os empresários defendem ainda que seja acelerado os programas previstos para a reabilitação urbana.
Fonte: Acoriano Oriental

0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.