11 março 2013

Grécia e subida das “yields” levam Sonae Sierra a fechar 2012 com prejuízos de 45,8 milhões


Resultados directos melhoraram 2% para 62,5 milhões de euros, mas imparidades na Grécia e subida das taxas de capitalização penalizaram a Sonae Sierra em 2012.

A Sonae Sierra fechou 2012 com prejuízos de 45,8 milhões de euros, o que compara com resultados líquidos positivos de 9,7 milhões de euros no ano anterior.

Em comunicado a empresa justifica os prejuízos com a subida das taxas de capitalização (“yields”) em Portugal, Espanha e Itália e o reconhecimento de imparidades nos activos na Grécia.

Em consequência, os resultados indirectos da empresa de centros comerciais da Sonae foram negativos em 112,3 milhões de euros em 2012, mais que duplicando o valor negativo de 48,9 milhões de euros do ano anterior.

Já os resultados directos melhoraram 2% para 62,5 milhões de euros e o EBITDA subiu 3% para 116,3 milhões de euros.

O presidente executivo da empresa, Fernando Guedes de Oliveira, destaca que a “Sonae Sierra atingiu, em 2012, resultados sólidos em todos os aspectos que controla directamente”. Assinala que contudo que “a nossa performance global foi afectada por um conjunto de factores que estão fora do nosso controle”, como “o significativo aumento das taxas de capitalização em Portugal, Espanha e Itália, que desvalorizou o nosso portfólio e nos conduziu para um resultado líquido negativo”.

No comunicado com a apresentação de resultados a Sonae Sierra adianta que este ano vai inaugurar três centros comerciais - o Boulevard Londrina Shopping e o Passeio das Águas, ambos no Brasil, e o Hofgarten Solingen Shopping na Alemanha – num investimento total de cerca de 375 milhões de euros. 
Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.