O Índice Confidencial Imobiliário (ICi) revelou que o preço das casas no mercado português (Portugal Continental) registou uma queda homóloga de 3,5% em Fevereiro deste ano.
Segundo o comunicado do ICi, a desvalorização homóloga face ao mesmo mês de 2012, no caso da habitação nova, consistiu em 4,4%, enquanto que, nas casas usadas, a queda dos preços foi menos acentuada, fixando-se em 3,1%.
Segundo a mesma fonte, o ICi recuou 0,7%, em termos mensais, em Fevereiro, o que expõe um “abrandamento na contratação” relativamente ao mês anterior, quando a variação mensal havia sido de -1,1%. Neste indicador, as casas usadas apresentaram uma performance mais negativa, com uma variação de -0,9%, que compara com os -0,5% referentes a fogos novos.
Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), a tendência assemelhou-se à performance nacional, “embora com uma descida homóloga mais acentuada de 4,2%. A variação mensal em Fevereiro de 2013 também representou uma quebra – 0,7%.
Na região metropolitana, os fogos usados registaram uma performance mais negativa, tanto em termos mensais, como homólogos, com variações negativas de 2,2% e 5,2%, respectivamente. Os novos fogos estiveram, por sua vez, em contraciclo no que diz respeito a performance mensal, com uma valorização de 0,8%. Contudo, uma vez comparados com Fevereiro do ano passado, os preços da habitação nova da AM Porto “evidenciaram uma descida de 3,1%”.
Fonte: Construir
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.